Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [Dúvida] Temperatura ideal para turbinas
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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25/09/2009 às 21:21 #1010181103AnônimoPessoal queria saber se alguém tem ideia da temperatura ideal de trabalho de uma turbina, pois estou querendo fazer um “intercooler” usando o sistema Peltier.
Ai precisaria saber qual é a temperatura ideal da turbina pra q não a resfrie de mais.Obrigado e Abraços a todos
28/09/2009 às 19:10 #1010181105AnônimoD4rKn3ssKn1gh7 escreveu:Pessoal queria saber se alguém tem ideia da temperatura ideal de trabalho de uma turbina, pois estou querendo fazer um “intercooler” usando o sistema Peltier.
Ai precisaria saber qual é a temperatura ideal da turbina pra q não a resfrie de mais.Obrigado e Abraços a todos
Fala cara !!
Vc me deixou curioso. Tenho turbinados há mais de 15 anos, com intercooler, mas nunca ouvi falar nesse sistema para turbinas automotivas.
Conheço sim elemento Peltier para resfriamento de CPUs de alta performance (computadores). Pelos fundamentos, o elemento esfria melhor a CPU do que coolers convencionais, porém com a necessidade de alta energia elétrica e com o efeito colateral de esquentar muito o que esta em volta (dentro do gabinete e até o ambiente).
Transferindo isso pro carro, vc quer esfriar a turbina ou o intercooler ?? O intercooler, não ?? Qual fonte de energia vai utilizar ?? Como dissipar o calor gerado pelo elemento no cofre do motor ??
Com relações as turbinas, elas já são projetadas pra suportar temperaturas proporcionais às condições de pressão e volume especificadas. O que pode aumentar a temperatura de trabalho delas é o uso indiscriminado de pressões muito altas fora do projeto delas. É claro que algumas tem o benefício do resfriamento do conjunto rotativo com circuito de água, aumentando um pouco mais a durabilidade, mas não a potência.
O intercooler e variações como watercooler, icecooler, etc., visam o esfriamento máximo do ar pressurizado a ser admitido, para buscar uma maior densidade. Quanto mais denso, mais oxigênio, mais potência.
Pro que vc quer, acho que quanto mais frio o intercooler melhor, desde que a mistura com o combustível esteja proporcional (vai precisar enriquecer quanto mais frio ficar).
Abraço ! E mate a curiosidade da galera !
28/09/2009 às 19:43 #1010181107AnônimoRenato3377 escreveu:D4rKn3ssKn1gh7 escreveu:Pessoal queria saber se alguém tem ideia da temperatura ideal de trabalho de uma turbina, pois estou querendo fazer um “intercooler” usando o sistema Peltier.
Ai precisaria saber qual é a temperatura ideal da turbina pra q não a resfrie de mais.Obrigado e Abraços a todos
Fala cara !!
Vc me deixou curioso. Tenho turbinados há mais de 15 anos, com intercooler, mas nunca ouvi falar nesse sistema para turbinas automotivas.
Conheço sim elemento Peltier para resfriamento de CPUs de alta performance (computadores). Pelos fundamentos, o elemento esfria melhor a CPU do que coolers convencionais, porém com a necessidade de alta energia elétrica e com o efeito colateral de esquentar muito o que esta em volta (dentro do gabinete e até o ambiente).
Transferindo isso pro carro, vc quer esfriar a turbina ou o intercooler ?? O intercooler, não ?? Qual fonte de energia vai utilizar ?? Como dissipar o calor gerado pelo elemento no cofre do motor ??
Com relações as turbinas, elas já são projetadas pra suportar temperaturas proporcionais às condições de pressão e volume especificadas. O que pode aumentar a temperatura de trabalho delas é o uso indiscriminado de pressões muito altas fora do projeto delas. É claro que algumas tem o benefício do resfriamento do conjunto rotativo com circuito de água, aumentando um pouco mais a durabilidade, mas não a potência.
O intercooler e variações como watercooler, icecooler, etc., visam o esfriamento máximo do ar pressurizado a ser admitido, para buscar uma maior densidade. Quanto mais denso, mais oxigênio, mais potência.
Pro que vc quer, acho que quanto mais frio o intercooler melhor, desde que a mistura com o combustível esteja proporcional (vai precisar enriquecer quanto mais frio ficar).
Abraço ! E mate a curiosidade da galera !
Fala Renato, blz?
Então cara isso é um projeto meu não existe (até onde eu sei)… se estiver enganado em corrigam por favor.
Então vou usar o “intercooler” para esfriar o ar. Vou usar a bateria mesmo, estou mexendo com um projeto de peltier q não utiliza quase nada de energia e vou fazer ele controlado como no projeto, chegando em determinada temperatura ele desarma ou arma novamente. Nada constante a não ser q seja preciso. Não irei usar agua e sim um outro produto q pode ser usado a 200° ou -50° sem congelar.
Essa é a minha dúvida quanto a temperatura, pois não sei a quanto posso baixar queria ter ideia de mais ou menos quanto posso fazer pra trabalhar a turbina e o q seria nescessario pro funcionamento da mesma e da mistura.Abraços
29/09/2009 às 15:06 #1010181109AnônimoFala amigo !!Se levar em consideração que os melhores sistemas de esfriamento do ar são os icecoolers, com a limitação de serem usados apenas em arrancadas devido ao constante abastecimento de gelo no sistema, pode colocar a regulagem do seu sistema tranquilo em 0 a 10 graus.
A turbina pode ser qualquer uma do mercado, como masterpower, biagio, garret, dependendo do bolso.
A regulagem da mistura sugiro que seja feita por injeção eletrônica, devido às variações de temperatura. De preferência as programáveis, como fueltech, pandoo, his, etc.
O custo é bem alto, prepare-se !
Abraço !
29/09/2009 às 16:33 #1010181111AnônimoAgora sim tá clariando as ideias…Então é melhor q eu use o sistema do Icecooler correto?
Agora quanto a injeção meu carro é carburado hauHAUHa. Teria como deixar ele com injeção sem usar a do MI? no caso instalar uma do 0 todinha para ele ?
Desculpa as perguntas idiotas é q eu sou leigo nessa parte.
Abraço!
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