Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › [Dúvida] Troca da bucha traseira
- Este tópico contém 10 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 5 meses atrás por Anônimo.
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13/10/2010 às 07:06 #1010130753AnônimoTô querendo trocar essas buchas. Alguém já fez esse serviço? Tem que descer a suspensão traseira toda? Precisa de saca bucha específico?18/10/2010 às 14:03 #1010130755AnônimoBom galera, já que ninguém se arriscou na resposta, resolvi arriscar o serviço. É como eu sempre falo: quando a gente faz pra gente, fica sempre melhor.
Meu Gol é 93, com 127.000 Km rodados. Quem nunca trocou e tem gol com essa rodagem aí pra cima pode pensar em trocar essa bucha. Fiz todo o procedimento sozinho, mas no final precisei de uma pessoa pra sangrar o freio pra mim, pois o mesmo vazou todo durante o processo de troca da bucha.
Vou deixar aqui pra futuras consultas, de forma bem abreviada, como fiz pra trocar essas buchas:
– Tempo de trabalho (sozinho): cerca de 4 horas.
– Retirei as rodas traseiras (chave de caixa 17 ou a própria chave de roda) deixando-a suspensa por dois macacos (um de cada lado);
– removi as os mangotes do freio (um de cada lado) traseiro que ficam fixos no eixo de torção da suspensão traseira (chaves de boca 10 e 17);
– Removi a porca e o parafuso (chave de boca 19 e chave de caixa 19) que fixa a suspensão traseira no chassi do carro;
– Utilizando um saca improvisado, retirei as buchas velhas (favor não bater com martelo!);
– Limpei bem os locais onde a bucha entra em contato e lubrifiquei bem a bucha nova com vaselina em pasta(não usar graxa);
– Utilizei o procedimento inverso para recolocar as novas buchas.
Obs.: Muito cuidado, pois como os mangotes do freio traseiro foram removidos, o óleo do freio foi perdido. É necessário completar o óleo. Caso o reservatório do freio esteja seco, será necessário fazer uma sangria no sistema de freios do carro. Aproveite para colocar óleo novo DOT 4 no sistema de frenagem.
Resultado: o carro ficou mais firme na estrada e não ouço mais os barulhos que costumava ouvir na suspensão traseira quando passava em ruas de superfície irregular. Gostei muito do trabalho.19/10/2010 às 06:10 #1010130757AnônimoEu mesmo troquei a minha tambem com a ajuda de um amigo aqui no forum. levantei os dois lados trazeiros e colokei uns pineos pra apoiar pq nao tinha um macaco seguro pra deixar o carro suspenso em cima di min, tirei as rodás. e os parafusos ki si eu nao mi engano sao 2 di cada lado, nao eh dificil, i eu nem prescisei mexer neesse negocio do freio ai nao !!tem um parafuso no meio da susp . que tb tem que tirar pra descer ela um poco ( nao prescisa descer muito ) cortei as buchas velhas.
as novas como nao tenho algo pra pressionar elas dentro do buraco , comi um pouco da laterao dela, *( BEM POUCO PRA NAO CORRER O RISCO DE SOLTAR ) com a ajuda di um amigo, passei um arame por dentro da bucha com um prego atravessado do outro lado, ai ele puxou a bucha pra dentro inquanto eu dei uma leve martelada com um martelo di borrachaa. ( PASSE ALGO NA BUCHA PRA DESLIZAR, NO MEU CAZO OLEO DE COMIDA ) ..
Nao eh dificil amigo . =Dqualquer coisa estamos ai !!
19/10/2010 às 19:16 #1010130759Anônimorick escreveu:passei um arame por dentro da bucha com um prego atravessado do outro lado, ai ele puxou a bucha pra dentro inquanto eu dei uma leve martelada com um martelo di borracha (PASSE ALGO NA BUCHA PRA DESLIZAR, NO MEU CAZO OLEO DE COMIDA )É isso aí… dando um jeito para o negócio funcionar… rsrsrsrs
22/10/2010 às 07:49 #1010130761AnônimoPutz,Só agora que vi esse tópico, eu troquei tb, mas usei um parafuso comrpido com várias arruelas e uma porca no final, aí fui apertando o parafuso e a bucha saiu na boa, par colocar fiz o inverso e usei um copinho de ferro para dar espaço na saída das abas e já era, nem mexi em nada de freio e só soltei um pouco de cada lado e fiz um por vez, foi fácil …..
Abraços !!!!
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