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Especificações Técnicas

  • Este tópico contém 11 respostas, 10 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 6 meses atrás por Anônimo.
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  • #1010218521
    Anônimo
      ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE RODAS E PNEUS

      OffSet, Códigos Velocidade Pneus, Aro e Tala, BackSpace, Anel Centralizador e Furação

      PARTE 1 – PNEUS

      INFORMAÇÕES GERAIS

      195/60 R 15 82 V

      195 – É a largura nominal da secção do pneu, em mílimetros (195 mm)
      60 – É o perfil do pneu. É a relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. (60%). Nesse caso, a altura de cada ombro do pneu é igual a 60% de 195 mm, ou seja, 117 mm
      R – Indica que o pneu é de construção radial. Quando ausente, significa que o pneu é de construção diagonal.
      15 – É o diâmetro em polegadas do aro em que o pneu é montado.
      82 – É o de índice de carga, isto é, a capacidade de carga máxima que o pneu pode suportar
      V – Índice de velocidade, ou seja, indica a velocidade máxima a que o pneu pode ser submetido.

      No exemplo então, e conforme a tabela abaixo, a velocidade máxima é de 240 km/h para uma carga de 475 kg

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      INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

      D. O. T.
      UTQG = Treadwear 200 Traction A Temperature A
      T.W.I .

      DOT = Departament Of Transportation (EUA) – Significa que o pneu atende os padrões mínimos exigidos para ser utilizado em vias públicas.

      UTQG = Uniform Tyre Quality Grading, são 3 aspectos. Todos vêm gravados nos flancos (laterais) da maioria dos pneus vendidos também no Brasil.
      Treadwear index, ou índice de desgaste da banda de rodagem, permite comparar a expectativa de durabilidade dos pneus. Um pneu com índice 200, por exemplo, deve durar 2 vezes o que duraria um pneu de índice 100.

      Traction index, ou índice de tração, define a capacidade do pneu em aderir ao solo nas acelerações e frenagens. Em geral, é definido pela capacidade de frenagem no molhado (situação mais crítica). São usados, em ordem decrescente de aderência, os índices AA, A, B, C.

      Temperature index, índice de temperatura, refere-se à capacidade de suportar e dissipar o calor adquirido na rodagem. São usados, em ordem decrescente, os índices A, B, C.

      Obs.: Essa classificação não é supervisionada e serve apenas para comparar produtos de um mesmo fabricante.

      TWI = Tread Wear Indicator , ou indicadores de desgaste da banda de rodagem, são marcadores em alto relevo, presentes entre os sulcos e nos flancos da banda de rodagem. Quando a banda de rodagem ficar nivelada com esses marcadores, significa que o pneu atingiu a profundidade mínima dos sulcos, e portanto, deve ser substituído.

      PARTE 2 – RODAS

      DIÂMETRO E LARGURA (ARO E TALA)

      Medidas em Polegadas

      Ex: Calibra = 15” x 6” , ou seja, aro 15” e tala 6”

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      FURAÇÃO (PCD)

      PCD é o número de furos e o diâmetro, em milímetros, de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda.

      Ex: Calibra = 4 x 100 , ou seja, 4 furos x 100 mm de diâmetro entre furos

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      OFF-SET

      OFFSET é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As rodas podem ter: OFFSET POSITIVO (quando a diferença é maior do que zero ). A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática significa que quanto maior for o offset, mais para dentro ficará a roda. OFFSET ZERO OFFSET NEGATIVO (quando a diferença é menor do que zero). A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para fora ficará roda As medições de OFFSET são em milímetros.

      Ex. Calibra = ET = Offset = 49 mm

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      BACK-SPACE

      BACKSPACE é a distância entre a borda interna da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. Indica a área interna livre, o espaço interno da roda. Permite avaliar eventuais interferências da roda nos componentes da suspensão do veículo.

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      PARAFUSOS DE FIXAÇÃO

      Ao se instalar rodas liga leve, no lugar das de aço estampado, via de regra, é necessária a substituição dos parafusos por outros mais longos.

      ANEL CENTRALIZADOR

      A maioria dos veículos tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/ pneu.
      Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.

      Obs. : Ao retirar a roda do veículo, para substituí-la pelo estepe, verifique se o anel centralizador se desprendeu do cubo do veículo.

      CONJUNTO PNEU-RODA

      O Conselho Nacional de Trânsito através da Resolução 533/78 estabelece regras que devem ser observadas: As rodas não podem ultrapassar os limites externos dos pára-lamas; O diâmetro externo do sistema de rodagem (conjunto roda/pneu) não pode ser alterado. Na prática, significa que se pode alterar o diâmetro da roda mantendo o mesmo diâmetro externo do sistema. Isso implica na adoção de um perfil menor.

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      FONTE: http://www.nitromotors.com

      #1010218523
      Anônimo
        otimo topico
        mto bem formulado
        vlw
        #1010218525
        Anônimo

          Muito bom o tópico vou ler mais tarde cctza com bastante atenção!

          flw

          #1010218527
          Anônimo
            claro e objetivo !!!

            parabéns pelo tópico, muito bem formulado !!!

            aloha !!!

            #1010218529
            Anônimo
              Vai o link do site em q podemos calcular o conjunto roda/pneu

              http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp

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