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Limpeza especial e engenheiros solitários: como a Volkswagen driblou a Covid-19 para desenvolver o Nivus – AUTO ESPORTE

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    Mestre

      Flagra: Volkswagen Nivus (Foto: Ronaldo Amancio)

      Uma das primeiras coisas que os executivos da Volkswagen disseram na apresentação virtual do Nivus é que o SUV de estilo cupê não teve seu lançamento adiado e chegará ao mercado até junho.

      A declaração veio em um cenário onde Peugeot, Fiat e Nissan já tiveram que rever sua programação por conta da pandemia do novo coronavírus.

      Mas como manter o desenvolvimento de um carro quando o País parou para ajudar a conter novos contágios de Covid-19? Durante a conferência virtual com Autoesporte, José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, detalhou os ajustes feitos para manter o Nivus dentro do rígido cronograma alemão.

      Inspeções virtuais e testes solitários

      Volkswagen Tiguan Diess (Foto: Divulgação)

      Um processo recorrente em todas as empresas é a adoção de reuniões virtuais, e isso foi feito de forma massiva na Volkswagen. Até Herbert Diess, chefão da marca, adotou o expediente à distância.

      O problema é que, após os protótipos rodarem diferentes quilometragens, eles precisam ser desmontados para que as peças sejam avaliadas.

      “Reduzimos ao máximo a quantidade de pessoas circulando na área de engenharia, e a aprovação dos componentes também está sendo feita à distância”, conta Loureiro.

      A profusão de programas de simulação acelerou o desenvolvimento dos carros modernos e reduziu a necessidade de rodagens externas. Reduziu, mas não eliminou.

      “Os carros projetados pela Volkswagen obrigatoriamente precisam passar por testes no gelo, para avaliar o ESC. Mas foram precisos ajustes para continuar os testes tanto na Alemanha quanto no Brasil”, continua Loureiro.

      O executivo afirmou que os protótipos, agora, rodam com só um engenheiro a bordo. Como os veículos passam por diferentes condutores, a limpeza das unidades, sobretudo na parte interna, foi reforçada.

      Volkswagen Nivus Dianteira (Foto: Divulgação)

      E esse processo é mais complexo do que em carros definitivos. A maioria dos protótipos carrega diversos sensores extras, e possuem cabos, comandos e até computadores espalhados pela cabine. Isso exigiu uma limpeza mais cuidadosa para evitar danos aos equipamentos que podem superar o preço do próprio carro.

      Por fim, uma questão de calendário evitou que o Nivus fosse prejudicado pela pandemia. O SUV, que começou a ser criado poucos meses depois do início do projeto do novo Polo, já está na fase final de desenvolvimento.

      Volkswagen Nivus (Foto: Imagem: @overboostbr/Instagram)

      A marca agora está fazendo pequenos ajustes, sobretudo eletrônicos, no Nivus, que já teve seu conjunto mecânico e o design aprovados muito antes da pandemia começar. Isso vai ajudar a Volkswagen a manter a programação de lançar o SUV ainda neste primeiro semestre.

      Resta saber como estará o mercado até lá. Vendas virtuais e clientes que compram o carro sem vê-lo já existem por aí, mas o momento da economia pode jogar por água abaixo todo o esforço da Volkswagen em manter o Nivus no cronograma oficial.



      Reportagem no site

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