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Volkswagen Nivus chega em duas versões a partir de R$ 85.890 | Auto Esporte

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      A Volkswagen lançou nesta quinta-feira (25) o Nivus, sua maior aposta para 2020. O modelo, que é baseado no hatch Polo, mas tem visual de SUV cupê compacto chega às lojas nas próximas semanas, em duas versões: Comfortline, por R$ 85.890, e Highline, por R$ 98.290. O público PCD terá condições especiais.

      A versão mais cara com um pacote de lançamento está disponível em pré-venda, mediante sinal de R$ 5 mil, e com isenção de 1 ano para o pagamento de parcelas, de seguro pela Porto Seguro, do sistema Sem Parar e de Audio Book. Nesta quinta, a pré-venda será feita exclusivamente pela Internet.

      Ambas as configurações trazem o motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 128 cavalos e 20,4 kgfm. Ele vem acompanhado de uma transmissão automática de 6 marchas.

      Volkswagen Nivus — Foto: Celso Tavares/G1

      De acordo com a marca, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 10 segundos. No consumo, ele faz médias de até 10,7 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina. Quando abastecido com etanol, os números caem para 7,7 e 9,4 km/l, respectivamente.

      O Nivus chega com 6 opções de cores para a carroceria: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. As duas últimas foram desenvolvidas especialmente para o modelo.

      Veja abaixo o conteúdo de cada versão

      Assistente de partida em rampas, 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, câmera de ré, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, ar-condicionado, faróis e lanternas em LED, controle de velocidade, rodas de 16 polegadas, central multimídia com tela de 6,5 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e volante multifuncional.

      Como opcional, a versão tem o pacote VW Play & Tech, por R$ 3.520, com piloto automático adaptativo, sistema autônomo de frenagem de emergência e volante multifuncional de couro com aletas para troca de marchas.

      Volkswagen Nivus — Foto: Divulgação/Volkswagen

      Mesmos itens da versão acima, mais ar-condicionado digital, faróis de neblina em LED, acesso e partida com chave presencial, controle de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, central multimídia de 10 polegadas, bancos de couro, quadro de instrumentos digital, rodas de 17 polegadas, sensores de luz, chuva e estacionamento dianteiro, sistema de alerta de fadiga e alavancas de trocas de marcha no volante.

      Baseada na versão Highline, a edição de lançamento limitada adiciona teto pintado de preto, retrovisores, rodas e logos escurecidos, apliques externos em cinza e é vendido sempre nas cores vermelho Sunset ou cinza Moonstone. O pacote custa R$ 1.700 a mais, elevando o valor para R$ 99.990.

      Para não criar uma nova configuração menos equipada e exclusiva para o público PCD (Pessoas com Deficiência), a Volkswagen oferecerá uma condição especial baseada na versão Comfortline. Aplicando-se o desconto de 7% de IPI e outros 10% da própria marca, o Nivus PCD sai por R$ 72.346.

      Volkswagen Nivus — Foto: Celso Tavares/G1

      O Nivus chega para suprir a lacuna de preços entre o Polo mais caro e o T-Cross mais em conta. De acordo com a Volkswagen, o perfil do consumidor do modelo é de pessoas amantes de esportes, tecnologia, pets, gastronomia e viagens, entre 30 e 35 anos.

      Aliás, apesar de acabar “competindo” com o segundo, é do primeiro que ele herda muitos atributos, como a plataforma MQB A0, com entre-eixos de 2,56 m. Portas dianteiras, para-brisa e teto também vieram do Polo.

      Volkswagen Nivus — Foto: Celso Tavares/G1

      Nas medidas, apesar de ter o mesmo entre-eixos do Polo, ele é 22 cm mais comprido do que o hatch. Na comparação com o T-Cross, o Nivus também ganha por 7 cm.

      No porta-malas, o novo modelo também supera o SUV compacto lançado no começo de 2019. São 415 litros, contra 373. Só que o Nivus é menor do que o T-Cross na largura e na altura.

      Volkswagen Nivus — Foto: Celso Tavares/G1

      Só que todo o desenvolvimento do Nivus foi feito no Brasil, incluindo do design, assinado por João Carlos Pavone.

      As linhas possuem mais personalidade do que Polo e T-Cross, por exemplo. A traseira, ângulo mais fotogênico do Nivus, tem uma queda suave no teto, além de lanternas de LED com uma barra preta.

      Volkswagen Nivus — Foto: Celso Tavares/G1

      O acabamento, porém, segue o mesmo padrão simples do Polo e do T-Cross. Há bastante plástico duro, apesar do visual moderno.

      O Nivus tem grande importância para a operação brasileira da Volks porque ele é o primeiro carro da marca criado aqui que também será produzido e vendido na Europa. Do Brasil, o modelo será exportado para toda a América Latina, além do México.

      A partir do ano que vem, sai da linha de produção da unidade de Pamplona, na Espanha.

      Volkswagen Nivus tem motor 1.0 turbo — Foto: Celso Tavares/G1

      “Totalmente desenvolvido na América Latina, o Nivus começou a ser produzido no dia 8 de junho, seguindo a programação inicial de lançamento no mercado”, disse Pablo Di Si.

      “Todas as nossas fábricas da Volkswagen no Brasil e na Argentina já retomaram a produção de forma gradativa, respeitando todas as normas de segurança de combate à pandemia”, completou.

      Ao popularizar o segmento dos “SUV-cupê”, até então visto apenas em categorias premium, o Nivus acaba não tendo rivais diretos. Por isso, ele é comparado com as versões de entrada dos SUVs compactos mais vendidos, como Chevrolet Tracker, Renault Duster e Jeep Renegade.

      Ainda novidade no mercado, o Tracker tem apenas uma versão com motor 1.0 turbo e câmbio automático, que parte de R$ 93.490. Sem opcionais, ele tem itens como 6 airbags, controles de estabilidade e tração, chave presencial e câmera de ré.

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      Volkswagen Nivus Highline tem faróis full-LED — Foto: Celso Tavares/G1

      No caso do Duster, também recém-lançado, as versões automáticas vão de R$ 80.690 a R$ 90.690, sempre com motor 1.6. Na mais cara, há central multimídia, câmera de ré, detector de ponto cego e só 2 airbags.

      Para o Renegade 1.8 flex, que começa em R$ 76.490, há apenas airbags frontais, ar-condicionado manual, monitoramento da pressão dos pneus. Só na versão Sport, de R$ 91.590, há central multimídia, enquanto airbags laterais, de cortina e de joelho entram apenas na mais cara, Limited, de R$ 113.990.

      Nenhum deles oferece faróis de LED de série na configuração de entrada e só o Tracker tem 6 airbags, como o Nivus. O modelo da Volkswagen também é o único com sistemas de piloto automático adaptativo e frenagem de emergência por menos de R$ 90 mil, considerando o pacote opcional da versão Comfortline, e até R$ 100 mil, considerando a versão Highline.

      Nivus só será oferecido com câmbio automático — Foto: Celso Tavares/G1

      Reportagem no site

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