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Motor 16v – Mitos e Verdades

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    Mestre

      Diversas opiniões existem sobre os motores 16v. Quem tem um bem cuidado, não abre mão. Quem teve problemas, quer passar longe. Mas afinal, o motor 16v realmente é um problema?

      Pensando nessa dúvida, vamos tentar colher o máximo de informações, pelos sites e por quem entende do assunto: proprietários. Temos uma página no Facebook com mais de 1000 membros, apaixonados por seus Gol G3 16v: VW Gol G3 1.0 16V

      Ostentar um logotipo “16v” no carro durante boa parte da década de 90 era coisa para carro de luxo no Brasil, até que o cabeçote multi-válvulas começou a chegar nos veículos mais populares com motor 1000. Era comum modelos como Palio 1.0 16v, Corsa 1.0 16v, Gol 1.0 16v, mas onde foram parar esses carros?

      [img]http://s20.postimg.org/v30locztp/922743_371966562907540_763124455_n.jpg[/img]

      (Motor DOHC 16v, utilizado, em parte dos VW Gol Geração 3)

      O grande problema em relação aos 16v é o que fica entre o volante o motorista. Sim, meu amigo! O que fez o público brasileiro rejeitar os motores 16v foi o próprio público brasileiro, que não estava preparado para dar a manutenção adequada e com isso acabou comprometendo seus motores, fazendo com que várias “bombas” estejam a venda no mercado.

      Além disso, esse preconceito partiu de mecânicos sem experiencia com a tecnologia, que então difamaram o motor por não ter conhecimento o suficiente para lidar com tal, que foi desprezado pelos desinformados.

      Na Europa, onde o cabeçote multiválvulas se espalhou com mais velocidade, o motorista que possui um carro com motor de baixa capacidade cúbica entende que tem um carro com motor fraco e acha mais importante a ecônomia que este tipo de motor faz.

      [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Z2S-C-F3uPs[/youtube]

      Já no Brasil a história é outra. O Brasileiro médio acha que carro dá poder e status, então arrancar na frente do companheiro de semáforo é um item considerado ao se comprar um carro e essa mania deixa as fábricas com o juizo quente pois tem que inventar combinações inexistentes em todo o mundo.

      Pode parecer mais caro para uma fábrica montar um motor multiválvulas no Brasil, porém a verdade é que somos um dos poucos países que ainda prefere o motor com 2 válvulas por cilindro, gerando mais gastos com desenvolvimento de tecnologia local.

      A Volkswagem chegou a lançar o motor 1.0 mais moderno do mundo que equipava o Gol 1.0 turbo com 112 cv de potência, comando de válvula variável (VVT) e diversas tecnologias que hoje em dia só encontramos em carros bem mais caros. Hoje praticamente não temos mais veículos com cabeçote multiválvulas nessas fábricas. Mas hoje, a Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v

      Estes motores 16v são projetados para trabalhar em maiores rotações e são muito gostosos de acelerar. Um bom exemplo de motor fraco em baixa rotações mas muito bom de ser acelerado era o motor 1.6 16v do Fiat Palio lançando em 1996 que associado a um escalonamento de cambio muito bom era divertido de ser guiado.

      Porém o motorista padrão quer sair do semáforo rápido, passar as marchas e depois diminui-las o mínimo possível e ai que aparecem as falhas dos motores 16v. Como ele tem maior vazão de ar e combustível, o motor acaba tendo uma menor eficiência volumetrica devido a quantidade maior de combustível a ser queimado.

      Porém o jogo vira quando as rotações sobem. Imagine-se fazendo cooper de manhã cedo na praça do seu condomínio, quando caminha até a praça sua respiração é lenta e controlada, quando chega a pista de cooper e começar a correr, haverá uma maior necessidade de ar para alimentar suas células e nosso corpo sabe como responder a este estímulo.

      Em um motor acontece algo parecido. Quando estamos em rotação lenta, a necessidade da mistura ar-combustível a ser queimado é pequena, porém quando o carro é acelerado, esta necessidade aumenta, porém em um motor comum a abertura das válvulas continuará com o mesmo tempo utilizado nas rotações baixas, gerando uma falta de enérgia para completar o trabalho da melhor maneira possível.

      8v ou 16v? Qual o melhor para você?

      A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.

      Na verdade as válvulas são responsáveis pela entrada e a saída da mistura ar e combustível, vitais à queima e ao funcionamento do motor. Elas se dividem em admissão e de escape. Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.

      Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.

      Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape (podendo haver variação na linha turbo), melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

      [img]http://s20.postimg.org/n02fd1f89/cabecote_16v.jpg[/img][/url]

      Cabeçote 16v

      [img]http://s20.postimg.org/ne3rcmzbt/cabecote_8v.jpg[/img]

      Cabeçote 8v[/size]

      Um motor 16 válvulas em alta rotação tem ganhos significativos sobre um motor 8 válvulas pois pode “respirar” melhor quando está em alta rotação e por isso ele ele é indicados para quem gosta muito de pegar a estrada, ou quem tem uma toca mais esportiva ao volante.

      Já o motor 8 válvulas responde melhor em baixas rotações, porém a medida que os giros vão subindo, a sensação de “estrangulamento” vai aumentando e o motor perde eficiência volumétrica, gerando menor potência específica.

      Comparativo real

      Renault Sandero 1.6 16V /Aceleração de 0 a 100 km/h (10,2 s) / Velocidade máxima de 181 km/h / Potência de 107 cv /Consumo na cidade de 10,2 km/l e na estrada de 15,9 km/l.

      Renault Sandero 1.6 8V / Aceleração de 0 a 100 km/h (12,1 s) / Velocidade máxima de 172 km/h / Potência de 92 cv /Consumo na cidade de 11,8 km/l e na estrada de 16,9 km/l.

      Mitos e Verdades sobre carros 16v

      Carro 16v dá mais manutenção do que carro 8v, mito ou verdade?

      R: Mito – Todos os carros quando saem de fábrica tem um manual de manutenção. Quando este carro é submetido aos cuidados especificados pelo fabricante, difícilmente ocorrerão maiores problemas.

      Se meu motor 16v quebrar a correia dentada, terei um gasto muito maior do que em um motor 8v, mito ou verdade?

      R: Verdade – O motor 16v tem o dobro de válvulas, tuchos e balancins. A mão de obra costuma ser mais cara. A troca da correia também costuma ser mais cara pois tem mais esticadores e rolos guia.

      *Números divulgados pela Renault com abastecimento a gasolina

      Carro 16 tem o motor mais fraco do que motor 8v, mito ou verdade?

      R: Mito – Cada motor tem a sua faixa de trabalho. Se o motor 8v parece mais “esperto” em arrancadas, o motor 16v abre vantagem em altas rotações.

      Se eu comprar um carro com motor 16v terei problemas para revende-lo, mito ou verdade?

      R: Verdade em partes – Se o carro teve uma versão problemática com motor 16v, por exemplo o Gol 1.0 ou Corsa 1.0, pode dor de cabeça revender. Já carros como Honda Civic, Toyota Corolla, Ford Focus entre outros, não costumam ter problemas com válvulas a mais e loja de usados.

      Os motores Zetec 16v não são retificaveis, mito ou verdade?

      R: Mito – Na verdade os mecânicos e retíficas que não possuíam as ferramentas corretas para trabalhar com o motor, assim como a Ford tinha uma politica de não vender as peças separadamente, somente kits caros e dispendiosos.

      O Gol 1.0 16v tem problemas de durabilidade, mito ou verdade?

      R: O Gol, assim como outros carros com cabeçotes multi-válvulas por terem mais partes móveis necessitam de uma lubrificação mais eficiente e muitos proprietários foram negligentes com seus carros quando novo.

      Quando foram passados adiante, quebraram na mão dos novos donos. Outro problema comum era causado por um desalinhamento da polia do comando, geralmente causado pelo próprio mecânico ao substituir a correia sem as ferramentas necessárias.

      Fontes:

      http://carrosblogspot.blogspot.com.br/2012/01/verdade-sobre-o-vw-gol-16-valvulas.html

      http://tecmecanico.blogspot.com.br/2011/10/motor-16v.html

      http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/motor-16v/motor-16v-3.php

      #27635
      Anônimo

        MUito legal o tópico, está de parabéns!

        #27636
        ClubedoGolClubedoGol
        Mestre

          matheus_zan wrote:

          MUito legal o tópico, está de parabéns!

          Obrigado, Matheus! O que vc e a galera tiverem de informação para complementar, podem ir postando aqui.

          abraços

          Enviado de meu GT-I5510T usando o Tapatalk 2

          #27637
          Anônimo

            olha belo tópico parábens

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