Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › Polia regulavel????? Editado
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14/06/2009 às 07:48 #1010182527AnônimoBom galera to com uma dúvida que só aki vou conseguir sanar pois meu carro tem a polia regulavel mas como fasso a melhor regulagen???? devo adiantar ou atrazar e como isso é feito pois os mecanocos aki numca sabem me explicar e sempre metem o malho nesta polia dizendo que é uma merda entõa se alguem puder me ajudar????
Opa galera tem um erro ai o meu comando o cara tinha me dito que era o 049g mais na verdade o meu comando é o 272 agora sim meu carro tem comando 272 e polia regulavel dimensionado e injeção eletronica como faço a melhor regulagem??????? que ganho eu tenho com comando 272????? me ajudem por favor…..rsrsrsrs
14/06/2009 às 15:14 #1010182529Anônimoaxo q é +- assim:c vc atrasar vai ter torque em alta
c vc adiantar vai ter torque em baixa….sei la axo q é isso..14/06/2009 às 16:45 #1010182531AnônimoMas como faço para mexer tipo qual sentido adianto e qual sentido atrazo???? queria mais torque em alta pois só ando percursos pequenos…14/06/2009 às 17:30 #1010182533Anônimohunnn…aí fu***…nao sei nao….14/06/2009 às 17:37 #1010182535AnônimoBom pesquisando na internet olhe o q achei!!Você sabia que dá pra extrair alguns cavalos e alterar a curva de potência de um motor com aquela engrenagem que vai na frente do cabeçote ?
Muita gente compra uma polia regulável só para decorar o motor, sem saber que tem nas mãos uma poderosa peça de performance ! Veja como uma “simples engrenagem” pode fazer “ milagres”.
Sincronismo é a palavra chave: motores a combustão trabalham em sincronia entre admissão, compressão, ignição e escape. E o comando de válvulas é quem “ orquestra “ tudo — a peça define a abertura e o fechamento das válvulas do cabeçote — permitindo a entrada de mistura e saída de gases da câmara.
Nos motores originais, essa sincronia está voltada para compromissos como marcha lenta regular, dirigibilidade em baixa rotação e níveis de poluição mais baixos do que o exigido pela lei. Caso você esteja buscando performance, é possível realizar uma sintonia personalizada neste sincronismo.
Esta sintonia muda de acordo com a construção do motor. Se for equipado com comando simples (OHC), por exemplo, é possível deslocar a faixa de rotação onde surge potência máxima. Como regra geral, adiantar o comando (sentido horário) eleva a força em baixas rotações ; atrasando (sentido anti-horário) será nas altas rotações que o ganho de potência será obtido de maneira mais significativa.
Se seu carro tiver um motor de duplo comando (DOHC), as possibilidades de ganho aumentam: admissão e escape podem ser alterados de maneira independente, otimizando o enchimento das câmaras. A polia regulável permite a alteração do overlap do comando, ou seja, o período em que a abertura das válvulas de admissão e escape é simultânea. Apenas tenha em mente que no caso de preparados, tudo tem seu preço: A marcha lenta pode ficar alterada, o motor perde potência em determinada faixa de rotação para ganhar em outra.
Apesar de ser simples regular uma polia, tome cuidado para não “errar a mão”. Caso você atrase demais o comando, por exemplo, ocorrerá um encontro catastrófico entre as válvulas de escape e os pistões.
Para não ocorrer nenhum “acidente de percurso” em sua busca de rendimento, procure sempre um preparador para montar o equipamento e realizar os ajustes necessários. Algumas horas com o carro na “ferramenta suprema para ajustes”, o dinamômetro, serão necessários caso queira o máximo do ajuste fino.
Os resultados no enquadramento perfeito de um motor certamente irão surpreender você !
E tambem tem uma explicaçao mais detalhada no link que segue.
http://www.geracaoturbo.com.br/materias/materia14.htm
Abraco
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