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Software brasileiro pode agilizar lançamento de carros

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      Sistema de inteligência artificial criado no país promete descobrir gosto de consumidores

      Por Paulo Campo Grande

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      15 maio 2019, 18h46

      Algoritmo permitirá que fábricas lancem carros num período mais curto

      Algoritmo permitirá que fábricas lancem carros num período mais curto (Leandro Fonseca/Quatro Rodas)

      No futuro, a inteligência artificial estará presente na indústria automobilística desde a concepção até os serviços de pós-venda dos carros.

      Atualmente, sistemas com capacidade de raciocínio, aprendizagem, reconhecimento de padrões e inferência são empregados na montagem e no controle de qualidade.

      Mas já existem propostas de aplicação em processos que tradicionalmente estão a cargo de pessoas, como as pesquisas de opinião.

      Três ex-executivos da indústria criaram um sistema que identifica como as formas de um carro são percebidas pelo cliente. Carlos Eugênio Dutra, especialista em produto; Marcelo Fantini, perito em comportamento do consumidor; e Rodrigo Pereira, profissional de marketing, junto com a empresa de pesquisas Route Automotive e a consultoria especializada em inteligência artificial A3Data, conceberam um algoritmo que relaciona imagens a atributos e sentimentos, baseado num banco de dados criado previamente.

      Esse algoritmo vai poupar dinheiro e tempo no lançamento de um carro. As fábricas recorrem às pesquisas de mercado em pelo menos dois momentos num projeto: ao definir as características do veículo e nos preparativos da estreia, quando se determina o que será comunicado nos anúncios.

      Como nasceu o algoritmo

      1. Foi criado um grupo de estudos formado por mulheres, porque elas representam 50% do mercado de automóveis e influenciam os outros 50%.

      2. O grupo de 100 consumidoras foi convidado a visitar o Salão do Automóvel de São Paulo e registrar fotograficamente os modelos que mais chamassem a atenção, despertando os mais diversos sentimentos.

      3. Depois de feitas as fotos, as mulheres foram entrevistadas para contar que atributos e sentimentos elas identificavam nas imagens.

      4. Relacionando as imagens aos sentimentos declarados pelas entrevistadas, um algoritmo estabeleceu sete grupos de atributos: Luxo, Tradicional, Inteligente, Conectado, Esportivo, Lazer e Off-Road.

      5. A partir daí (com base no olhar das mulheres pesquisadas), o sistema passou a reconhecer como as características dos carros são percebidas pelos consumidores.

      6. Ficou claro que a percepção do público muda de acordo com o ângulo do carro focalizado, o detalhe destacado e até a cor
      do veículo retratado.

       

      7. Em uma imagem de 360 graus, um Jeep Renegade, por exemplo, dependendo do ângulo avaliado, é apontado como esportivo ou moderno, enquanto um Ford Fusion é classificado como elegante ou conectado.

      Reportagem no site

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