Menu fechado

Upgrade no 1.8 (help)

  • Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 2 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010168359
    Anônimo
      Eai galera, sou novo aqui e tenho uma duvida. Tenho um ap 1.8, e queria aumentar a cilindrada pois pretendo aspira-lo, a duvida é, até onde posso chegar em um bloco e vira do 1.8, digo, diâmetros dos pistões, tamanho de biela e etc…

      Pistões de falcon que o pessoal fala, serve? Fica bom? Me preocupo na abertura e na espessura que vai ficar entre um cilindro e outro. No mais é isso por enquanto.

      Qntas cilindradas tiro de um bloco 1.8?

      Desde ja agradeço, abrs. :bb:

      #1010168361
      Anônimo
        Em preparações extremas da para se chegar até 2.3 ou melhor 2.27 cilindradas com pistão de 86 mm 4 vira cursado de 98 no bloco baixo, em bloco alto ja vi quase um 2.4 um 2.36, porem isso é extremo e não aconselho para rua. Na rua um 2.1 que é vira de 2.0 e pistões 85 mm de Falcon ou forjados fica bom sim. Para se fazer essa receita no bloco do 1.8/1.6 precisa de algumas adaptações tipo rebaixar o bloco e desbastar aonde o colo das bielas raspam no bloco. Ja fiz um que não pegava nas laterais e só teve que ser comido na base da bomba de óleo o resto é plug and play.
        #1010168363
        Anônimo
          Para alterar a cilindrada de um motor AP, é necessário saber alguns pontos básicos:

          Todos motores AP 1.6 e 1.8 usam o mesmo bloco. O bloco utilizado na versão 2.0 é ligeiramente diferente, para acomodar o virabrequim com mais curso. Todos motores AP, de qualquer cilindrada, usam bielas de 144 mms, como já informado.

          1.6 ou 1.8 –> 2.0

          Para transformar um motor AP 1.6 ou 1.8 para 2.0, outros passos são necessários. Como eu disse a pouco, o bloco dos motores AP 2.0 é ligeiramente diferente para acomodar o virabrequim com maior curso, então a princípio não seria possível montar este virabrequim nos blocos 1.6/1.8. Porém, com um pequeno retrabalho com esmerilhadeira na área de fixação da bomba de óleo, é possível instalar o virabrequim do motor 2.0 nestes blocos, através da remoção de alguns mm de material neste local, possibilitando ao conjunto virabrequim/bielas girar livremente. Além desta alteração, é óbvio que também é necessária a troca do virabrequim, a compra de novos pistões (diferentes em altura de compressão e diâmetro), e retífica do bloco para acomodar estes novos pistões.

          Atenção! O procedimento descrito acima para possibilitar a instalação de virabrequim de 2.0 em blocos 1.8 é para uso de bielas originais. Caso sejam utilizadas bielas forjadas, será necessário retirar muito mais material, e em outros locais do bloco, o que pode torná-lo menos resistente. Neste caso, eu recomendo a compra de um bloco de AP 2.0 “de verdade”, para evitar maiores dores de cabeça. Fique atento também a agregados do motor que podem variar com a mudança de bloco, como os distribuidores, que são específicos para o tipo de bloco sendo utilizado (distribuidores de 1.6 e 1.8 não servem em blocos 2.0, e vice-versa).

          Uma alteração comum de se fazer nos motores AP é fazer o conhecido “milenove”, ou motor com 1.9 litros de deslocamento volumétrico. Isto normalmente é feito utilizando-se os pistões da versão 2 litros em conjunto com o virabrequim da versão 1.8. Esta solução tem uma característica (às vezes indesejada, às vezes desejada) de abaixar bastante a taxa de compressão do motor. Para contornar ou minimizar isto, pode-se utilizar pistões do modelo “a álcool”, rebaixar o bloco (usinando a face superior, “encurtando” ele), ou mesmo utilizar outros pistões especiais com diâmetros de até 84 mm, porém com a mesma altura de compressão dos pistões para a versão 1.8 deste motor. A Iapel é uma das empresas que fabrica este tipo de pistão.

          Fonte:

          http://carmaniacs.com.br/forummm/index. … opic=16082

          #1010168365
          Anônimo
            Distribuidores podem ser adaptados, com calços tipo arruela, trocando as engrenagens, usando o eixo auxiliar do 1.8 mesmo e etc…

            Um milinove de verdade tem que ter pistões de 84 mm para se usar o vira de 1.8, se usar o de 82,5 mm de 2.0 vc vai ter somente 1847 cc mais para 1.8 do que 1.9.

            #1010168367
            Anônimo
              Entendi galera, muito obrigado pela atenção !

              André: No seu aspirado vc tem consumo de quanto ? com qual combustivel ? ta com uma weber 40 ?

            Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.