Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › Válvula Termostática X Cabeçote (???)
- Este tópico contém 43 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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21/09/2008 às 20:14 #10087525AnônimoFala ae Galera!
Seguinte: Acabei de fazer o bura da minha goleta e o técnico me informou que estamos sem a Válvula Termostática e que seria bom para o meu bolso providenciar a mesma o quanto antes.
Pois bem, já estava quase tudo certo pra colocá-la na terça-feira e um conhecido veio com a seguinte informação que me deixou intrigado e decidi recorrer a vcs pra tentar esclarecer o assunto:
Segundo esse conhecido, geralmente quanto o motor foi feito mais de duas vezes, geralmente os mecânicos retiram a válvula termostática pq o cabeçote fica baixo e para que a água passe direto pro bloco. Caso contrário, com a válvula termostática, pode gerar um superaquecimento e queimar a junta do cabeçote enquanto ela permanecer fechada até que se atinja a temperatura ideal.
Essa informação procede?
Estou receoso pq a antiga dona do meu carro me disse que o motor foi feito há pouco tempo. Como tô querendo deixar a goleta no jeito não posso correr esse risco.
Arrisco colocar a válvula termostática?
Quem souber e puder esclarecer esse mistério desde já agradeço.
Abraços,
Gilgamesh
21/09/2008 às 23:14 #10087527Anônimocara o meu ta correndo dirreito e ele ta no alcool…..nunca deu pau…..neese tipo de coisa…..o q eu achu ;.;;;
S/ valvula ele trabalha na temperatura certa….c tiver friu ele naum funciona e
c ele esquentar ele liga a ventuinha é o q acontece comigouma goleta gti no alcool …….
mais eu nunca tive problema desse tipo no meu…..seu mecanico deve ta falando asnera pra ele ganha dinheiro….
pois o meu disse q em uma ´´ estrada o motor trabalharia meui ´´friu q é bom para o desempenhu mais naum sei c isso é verdade…..
mais o pessual do forum vai t dah uma aliviada nunca tive um carburado por isso naum sei t informar corretamente…
21/09/2008 às 23:42 #10087529AnônimoGilgamesh, q eu saiba… Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica… Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
E Haruzo, seu mecânico falou , sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
Motor quente – óleo grosso
Motor frio – óleo fino – assim lubrifica + rápido todo o motor!Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó… Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d´água e reduz a corrosão do sistema.No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!
Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!
22/09/2008 às 06:38 #10087531AnônimoPedroRJCara, vc disse tudo e mais um pouco.
Parabens!
22/09/2008 às 07:39 #10087533Anônimopow galera… cuidado com os mitos…válvula termostática é indispensável pra saúde do motor. é ela que mantém a temperatura ideal de funcionamento do motor. sem ela o carro vai trabalhar abaixo da temperatura ideal, aumentando o consumo, reduzindo a potência, e o principal de tudo, prejudicando a lubrificação do motor, pois o óleo não consegue atingir a temperatura de trabalho.
a válvula termostática tá no pé da bomba de água, logo na saída daquela mangueira q entra por baixo do radiador. portanto, o motor tá cheio de água, e há água circulando, mas por aquela mangueira q entra por cima do radiador. se sua ventoinha tá disparando legal, a temperatura no painel se mantém estável e não vaza água pela tampa do reservatório (supondo-se tudo em perfeito estado, inclusive a válvula) não há com o q se preocupar…
mas, pra acabar com isso e tirar sua dúvida por completo:
como fica a marcação de temperatura no seu painel? fica parada no meio ou fica variando??? qdo vc pega velocidade o ponteiro abaixa?
se variar, vc tá sem a termostática. se não variar, vá curtir seu quadrado despreocupado!!!!
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