Num ano repleto de lançamentos, especialmente no segmento de picapes, não há mais dúvidas sobre qual foi, até agora, o mais importante em termos de impacto. Seu nome é Polo Track. Graças à chegada do modelo no início do ano, a Volkswagen voltou a ter o líder de vendas no mercado brasileiro.
Em junho, o Volkswagen Polo foi o carro mais vendido do Brasil, superando até mesmo a Strada. Os dados desta reportagem são da Jato Dynamics. Em maio, o modelo já havia liderado o ranking de carros de passeio, mas sem conseguir superar a picape da Fiat, missão que foi cumprida um mês depois.
A ascensão da linha Polo começou no ano passado, quando a Volkswagen simplificou a gama e a tornou mais barata. Mas foi a versão de entrada, a Track, que levou o modelo ao topo. Ela representa cerca de 30% do total de vendas.
Incentivos do governo
Apesar de já ter sido o carro de passeio mais vendido em maio – e o segundo colocado no ranking geral, que inclui utilitários leves como a Strada -, a liderança do Polo pode ter sido impulsionada pelos incentivos do governo para a compra de veículos. Em junho, a Volkswagen teve mais unidades com desconto emplacadas do que a Fiat.
Dos 9.949 Polos vendidos, 9.746 foram com descontos provenientes dos incentivos governamentais. A Strada, por sua vez, teve 9.007 unidades emplacadas, sendo que 7.510 delas tiveram esse tipo de redução de preço.
No ranking geral, o Polo ficou em primeiro lugar e a Strada em segundo. O terceiro mais vendido foi o Onix, seguido pelo T-Cross, em quarto lugar. O Mobi fechou a lista dos cinco mais emplacados (veja abaixo).
Os incentivos do governo também tornaram os modelos de menor valor agregado mais proeminentes. Há apenas um SUV no ranking dos dez carros mais vendidos, o T-Cross. Em compensação, este grupo voltou a contar com os modelos mais baratos do Brasil. Além do Mobi, o “top 10” também apresenta a presença do Kwid.
Já o SUV Compass, que costuma figurar com frequência na lista dos dez mais vendidos, sofreu uma grande queda em junho. Ficou apenas na 17ª posição em vendas no Brasil.
SUVs compactos
A Volkswagen, que comemora 70 anos no Brasil nesta segunda-feira (3), teve outra grande vitória em junho. A montadora liderou o maior segmento do Brasil, o de SUVs compactos. O T-Cross ficou em primeiro lugar na categoria.
O segundo colocado no segmento foi o Tracker. Outro destaque na categoria foi o HR-V, que tem ganhado espaço desde a renovação ocorrida ano passado. O Honda foi o terceiro mais vendido.
O quarto lugar ficou com o Hyundai Creta. Já o Pulse, da Fiat, ocupou a quinta posição no ranking de SUVs compactos.
Outro importante lançamento deste ano foi a nova Montana. No entanto, a picape não está obtendo o mesmo destaque nas vendas que o Polo. Em junho, ela foi o 29º modelo mais vendido do Brasil e não conseguiu superar nem a Strada nem a Toro (que ficou em 19º lugar).
Os dez veículos mais vendidos em junho
1º Volkswagen Polo – 9.949 unidades
2º Fiat Strada – 9.007
3º Chevrolet Onix – 8.261
4º Volkswagen T-Cross – 7.264
5º Fiat Mobi – 6.895
6º Fiat Argo – 6.747
7º Hyundai HB20 – 6.420
8º Chevrolet Onix Plus – 6.419
9º Renault Kwid – 5.928
10º Fiat Cronos – 4.969
FONTE: Jato Dynamics