Menu fechado

[AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção [AMORTECEDOR] Gol Furgão VS Gol Comum

Visualizando 5 posts - 6 até 10 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010125821
    Anônimo
      Viny, segundo li em outro tópico (viewtopic.php?f=18&t=7425&p=86266) os amortecedores Nakata seriam os mais firmes e os menos confortáveis.

      De qualquer forma, se os fabricantes informam que atualmente o amortecedor do Gol furgão tem especificações idênticas às do amortecedor do Gol comum, mas que quando o modelo estava em produção havia diferenças, só existem três hipóteses possíveis:

      1) Os fabricantes deixaram de fabricar o amortecedor do Gol furgão e agora só produzem o do Gol comum, sob diferentes códigos.
      2) Os fabricantes deixaram de fabricar o amortecedor do Gol comum e agora só produzem o do Gol furgão, sob diferentes códigos.
      3) Os fabricantes criaram um amortecedor com especificações intermediárias entre os dois modelos e agora o fabricam sob diferentes códigos.

      Na primeira hipótese não haveria qualquer problema, uma vez que o amortecedor seria o correto para o Gol comum, embora com diferente código. Na segunda hipótese é provável que o amortecedor seria mais rígido e menos confortável, justificando as reclamações verificadas, já que o amortecedor seria incorreto para o Gol comum. Na terceira hipótese certamente ocorreria comportamento diferenciado para ambos os modelos devido às novas especificações, num grau intermediário.

      O que não sei é se os fabricantes informarão qual das hipóteses é a verdadeira. :roll:

      #1010125823
      Anônimo
        Se não me engano, há uma diferenciação no imposto, sendo mais barato para utilitários (Gol Furgão e Saveiro), o que justifica a diferenciação nos códigos. Quanto às peças em si, acredito que atualmente são iguais. Tinha uma época (82 a 83) que o amortecedor traseiro vinha com um pino inferior mais comprido, saltado da bucha. Não sei como fica isso. Não sei também se o prato de apoio da mola do Gol Furgão fica em uma posição mais alta, como os amortecedores para carros com gás… Na dúvida, peguei os traseiros do Gol comum mesmo. Quanto aos dianteiros, é isso que o pessoal já falou.
        #1010125825
        Anônimo
          Marcos, já ouvi sobre a diferenciação no imposto em relação aos utilitários, mas não sei o embasamento legal disso. De qualquer maneira, acho que os códigos são diferentes porque as peças eram diferentes no passado.

          O problema é que se hoje as peças são iguais, qual das duas especificações foi eliminada do mercado, a do Gol furgão ou a do Gol comum? Ou as duas foram eliminadas para se criar um terceira especificação intermediária?

          Em tempo, onde você encontrou amortecedores do Gol comum?

          Valeu! :y:

          #1010125827
          Anônimo
            MacLeod, comprei os meus em uma loja física perto de casa, a Maficar, de Guarulhos. São Monroe hidráulicos. Na verdade, queria os Monroe Gás Premium Gold, que são mais firmes (até duros para alguns, lembrando os saudosos Nakata HG), mas só encontrava os dianteiros (devido à compatibilidade com modelos até 2008). Acho os Monroe hidráulicos (comuns) moles, mas tem um comportamento bom e são bastante duráveis. Já usei Cofap e Nakata, mas não gostei.

            Quanto à especificação, acredito que deve ter sido padronizado para a do Gol comum, afinal, quantos Gol Furgão se encontram hoje em dia?

            Abraços!

            #1010125829
            Anônimo
              Bem, entrei em contato com a Nakata e a Cofap, a Monroe se recusa a atender o telefone.

              A Nakata informou que apesar dos códigos diferentes para os amortecedores, as especificações sempre foram iguais.

              A Cofap explicou que as especificações sempre foram iguais, porque a engenharia permitiu construir um amortecedor para os diferentes usos. Além disso, afirmou que os códigos diferentes se justificam porque um deles é para a linha de reposição e o outro para as montadoras.

              Pelas explicações, parece que os códigos foram feitos somente para controle interno do fabricante, ou talvez para fins de incidência de imposto diferenciado. E se assim for, os comportamentos dos diversos amortecedores se devem exclusivamente a uma opção da própria marca.

              Os Nakata HG ainda são vendidos, assim como os Monroe Gás Premium Gold e os Cofap Turbogás. Contudo, vale a pena pagar mais caro por eles?

              Valeu! :roll:

            Visualizando 5 posts - 6 até 10 (de 11 do total)
            • Você deve fazer login para responder a este tópico.