Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Mecânica e Manutenção › Circuito de iluminação não funciona mais
- Este tópico contém 13 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 11 meses atrás por Anônimo.
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29/09/2013 às 22:12 #161217Anônimo
amigo, não se deve substituir um fusível por outro de maior amperagem sem alterar a fiação. caso contrário, terá risco de derretimento dos fio e/ou conexões e no pior caso incêndio.
como medida provisória pode-se utilizar um fusível menor, sob pena de queimá-lo caso a carga do circuito se torne grande o suficiente.
Eu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa.
Na prática, isso é muito comum.
Eu acho até mais seguro.
Boa noite, no manual que tenho esta informação consta na pagina 252, fiz a troca do fusivel 23 mas ficou na mesma, a luz de cortesia acende mas aqueles led que acende em vermelho que tem nos botões do vidro/trava e aquele que contorna o comando do ar condicionado não acende… ja até abri o botão da trava para ver se tem o led e tá lá o danado só que não acende.
Fusível 28, que cuida da iluminação do painel geral. O painel de instrumentos(que tem contagiros, velocímetro), são os fusíveis 24 e 34.
o fusível 28 não só engloba a iluminação do painel geral, bem como as luzes da placa traseira. Veja se ela está acesa
30/09/2013 às 13:10 #161219AnônimoEu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa.
Na prática, isso é muito comum.
Eu acho até mais seguro.
Fusível 28, que cuida da iluminação do painel geral. O painel de instrumentos(que tem contagiros, velocímetro), são os fusíveis 24 e 34.
o fusível 28 não só engloba a iluminação do painel geral, bem como as luzes da placa traseira. Veja se ela está acesa
a luz da placa acende sim… o painel é aquele modelo que não tem o contagiros no lugar dele está o marcador de combustivel, sei que nos paineis que tem o contagiros tem mais um botão para controlar a intensidade da iluminação interna, será que se eu conseguir localizar no chicote do painel qual fio é ref a iluminação interna e fechar um curto/ligar no negativo ele não funcione?
10/10/2013 às 11:13 #161221Anônimoadenilson707, em 29 Set 2013 – 22:12, disse:
Eu uso fusíveis um pouco maiores e nunca tive nada. O fusível da bomba de combustível do meu carro era de 5 amperes, vivia queimando. Coloquei o de 10 amperes, parou o problema. Parte elétrica do mesmo tá tudo sussa. Na prática, isso é muito comum. Eu acho até mais seguro.
amigão, se o fusível está queimando é porque a corrente no circuito está além do valor para o qual o mesmo foi projetado.
então o problema está na sua bomba de combustível (ou defeito ou não está utilizando dentro das especificações originais) ou o seu circuito de alimentação (fios, conectores, etc.) foi modificado indevidamente.
pense no fusível como um disjuntor de uma só desligada. ambos protegem a FIAÇÃO e não seus equipamentos.
se você aumentou o valor do fusível, tem que trocar toda a fiação/conectores por componentes apropriados.
é claro que a fábrica sempre trabalha com um coeficiente de segurança, às vezes até de 50%. então se ela precisa de um circuito de 10A é normal que projete o mesmo para 15A mas com fusível de 10A. Trocar o fusível para 15A nesse caso vai fazer o circuito operar no limite, o que é arriscado.
eu não gosto de contar com a sorte. pelo jeito ela gosta de você, mas de mim não
abraços.
27/05/2015 às 13:42 #161223AnônimoTive esse problema hoje! Dei uma lida no manual, troquei o fusível e funcionou! Tudo certo!
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