Menu fechado

É hoje! Volkswagen Nivus faz estreia mundial e cria novo segmento no Brasil – AUTO ESPORTE

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas É hoje! Volkswagen Nivus faz estreia mundial e cria novo segmento no Brasil – AUTO ESPORTE

  • Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #1010602771
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Nivus (Foto: Divulgação)

      Depois de diversos testes, flagras, algumas revelações e teasers, o inédito Volkswagen Nivus finalmente foi mostrado mundialmente. Devido à pandemia da Covid-19, a apresentação tem formato de streaming com o sinal partindo diretamente de São Paulo. O mercado brasileiro será o primeiro a ter contato com o carro baseado no hatch Polo.

      O SUV cupê, inicialmente, não terá um concorrente direto e vai inaugurar o segmento. Porém, ele vai incomodar os utilitários compactos na faixa de preço e também no porte. A expectativa é de que o modelo comece nos R$ 82 mil e alcance os R$ 110 mil no pacote Highline.

      Montado na plataforma MQB A0, mesma de T-Cross, Virtus e Polo – este último empresta a distância entre-eixos de 2,56 metros -, o Nivus vai se situar abaixo do SUV compacto da VW. Uma boa referência é o novo Chevrolet Tracker, que se equipara ao Nivus tanto em comprimento (4,27 m) quanto no entre-eixos (2,57 m). O SUV da GM só supera o VW em altura, com 1,79 m. O porta-malas de 415 litros não deixa a desejar, já que a capacidade do T-Cross, por exemplo, varia de 373 l a 420 l.

      A produção em São Bernardo do Campo (SP) começa em duas semanas e o produto chega ás lojas no final de junho. O modelo será inicialmente exportado para países da América Latina, começando pela Argentina no final de 2020, mas também será comercializado na Europa no segundo semestre de 2021.

      Em termos de estilo, o modelo tem ares de cupê, graças ao caimento do teto em direção à coluna C. O Nivus também será o primeiro carro da marca a exibir o novo logotipo da Volkswagen no Brasil. Também terá elementos do T-Cross na traseira, com lanternas interligadas por uma faixa preta e um spoiler integrado ao teto.

      No quesito tecnólogico, o modelo terá a disponibilidade do painel de instrumentos digital, mas a grande atração é o chamado VW Play. A central multimídia com tela de 10 polegadas sensível ao toque é mais sofisticada deve ser incorporada no restante da linha ao longo do tempo.

      Desenvolvido no Brasil, o sistema traz informações sobre o veículo (histórico de serviços e revisões), além de uma loja de aplicativos, que permitirá acessar serviços como Waze, Deezer, Estapar, Porto Seguro e até iFood. Outro detalhe do interior é volante remodelado e que já traz o novo logotipo da Volkswagen – assim como na carroceria.

      Como os flagras anteciparam, o crossover poderá vir equipado com faróis e lanternas de LEDS e controlador de velocidade adaptativo (ACC), item que nem o T-Cross tem. Haverá ainda frenagem autônoma de emergência (AEB), capaz de evitar colisões a até 50 km/h. A marca, porém, não detalhou se o Front Assist será item de série em todas as versões.

      O Nivus será vendido no Brasil apenas com motor 1.0 TSI flex de 116 cv (gasolina) e 128 cv (etanol). O torque se manteve nos mesmos 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm entregues em outros modelos da marca que usam o mesmo três-cilindros.



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.