Quando o meu estava “fumando” ao acelerar forte, levei no mecâncio e ele disse exatamente isso. Retentores de válvula. Trocou todos, e aproveitou pra mudar a junta do cabeçote, pra um modelo mais novo, que não é aquela cortiça fulera, e sim uma borracha. Mudou os parafusos, e fechou. Acabou a fumaça.
Eu uso sempre HAVOLINE Superior 3 SJ 20W50, e sempre coloco Bardhal B12. Tb troco o filtro de óleo 1x sim outra não. Isso a cada 5.000 km ou 6 meses.
Na última vez usei O HAVOLINE Premium SL 20W50 mas achei muito “fino”. Penso que óleos muito modernos, ou modelos novos, são feitos para carros novos, motores com projetos modernos, etc.
Nossos motores têm mais espaços internos, e se vc usa um óleo muito fino ou que escoe demais, vai acabar queimando junto com o combustível, mesmo que os anéis e retentores estejam OK.
Estou pensando em usar o Castrol “Alta Quilometragem”. Alguém já usuou? O motor do meu está com 178.000 km.