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- Este tópico contém 10 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 8 meses atrás por Anônimo.
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14/04/2013 às 14:53 #172061Anônimo
Boa tarde galera,
Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.
Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.
Uma é a superior e outra é a inferior.
A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?
E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?
Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.
É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?
15/04/2013 às 11:48 #172063AnônimoPelo visto ninguém domina a parte de sistema de arrefecimento né?
Sou mais um nessa lista…
17/04/2013 às 06:07 #172065AnônimoBoa tarde galera,
Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.
Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.
Uma é a superior e outra é a inferior.
A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?
E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?
Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.
É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?
Acredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.
Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.
A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.
17/04/2013 às 12:01 #172067AnônimoAcredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.
Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.
A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.
Isso eu sei, mas minha dúvida é quanto as mangueiras…
17/04/2013 às 13:07 #172069AnônimoA mangueira superior é a que passa a água quente que vem do motor, e a inferior é a que passa a água já “fria” para o motor novamente…
A válvula termoestática só abre a partir de uma determinada temperatura, pois poderá ocorrer um “choque térmico” caso a água fria fosse diretamente ao motor.
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