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Funcionamento dos sistema de arrefecimento

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  • #172061
    Anônimo

      Boa tarde galera,

      Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.

       

      Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.

       

      Uma é a superior e outra é a inferior.

       

      A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?

       

      E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?

       

      Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.

       

      É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?

      #172063
      Anônimo

        Pelo visto ninguém domina a parte de sistema de arrefecimento né? :fie1:

         

        Sou mais um nessa lista…

        #172065
        Anônimo

          Boa tarde galera,

          Tenho uma dúvida quanto ao funcionamento do sistema de arrefecimento.

           

          Tipo o radiador tem duas mangueiras grossas que saem dele para o motor.

           

          Uma é a superior e outra é a inferior.

           

          A superior é a responsável por passar a água quente do motor para o radiador?

           

          E a inferior é responsável por passar água fria do radiador para o motor?

           

          Outra dúvida é quando ligamos o carro, a mangueira superior fica quente e a inferior fria, só depois do carro atingir mais ou menos 90ºC que a mangueira inferior passa a ficar quente, mas não tanto como a superior.

           

          É normal isso? A válvula termostática está funcionando corretamente com esses comportamentos das mangueiras?

          Acredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.

          Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.

          A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.

          #172067
          Anônimo

            Acredito que até 90ºC o motor não esteja na temperatura ideal de funcionamento, logo a válvula termostática está fechada, para que o motor atinja a temperatura ideal. Após o mesmo chegar a essa temperatura, a válvula abre para circular a água fria pelo motor, mantendo assim o mesmo na temperatura ideal, nem frio, nem quente.

            Quando ela trava aberta o motor trabalha frio, consome combustível e reduz a vida útil do mesmo. Quando ela trava fechada o motor aquece e pode vir a queimar a junta do cabeçote e empenar o mesmo.

            A utilização de aditivo de qualidade na proporção correta, vai ajudar a manter o sistema livre de oxidação, o que vai garantir uma maior vida útil ao motor, componentes de arrefecimento (radiador, válvula termostática) e até mesmo do ar condicionado (ar quente). Se o reservatório escureceu e a água mudou de cor, tem problema no sistema, leve para fazer uma limpeza e coloque água com aditivo de qualidade (delphi, valeo, petronas) na proporção correta.

             

            Isso eu sei, mas minha dúvida é quanto as mangueiras…

            #172069
            Anônimo

              A mangueira superior é a que passa a água quente que vem do motor, e a inferior é  a que passa  a água já “fria” para o motor novamente…

               

              A válvula termoestática só abre a partir de uma determinada temperatura, pois poderá ocorrer um “choque térmico” caso a água fria fosse diretamente ao motor.

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