Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G5 › G5 – Personalização e Estética › O que você precisa saber antes de trocar a roda do seu carro
- Este tópico contém 11 respostas, 9 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 6 meses atrás por Anônimo.
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05/10/2011 às 15:57 #10005632Anônimo
Pessoal, vejo que muita gente troca a roda do seu carro indiscriminadamente, sem levar em consideração alguns detalhes
Antes de substituir o conjunto roda/pneu é preciso algumas precauções:
O índice de carga nunca deve ser menor que o original ;
O código de velocidade nunca deve ser inferior ao original;
É possível converter o conjunto roda/pneu uma vez que o diâmetro externo seja mantido ou sofra uma variação de até -3% ou +2%.
Esse tipo de alteração compreende um aumento do diâmetro do aro e uma redução da altura do pneu.
O conceito “+1 / +2” é bastante utilizado para conversão de medidas entre aros (com +1 ou +2 polegadas) obtendo uma melhora significativa da performance dos pneus.
Para o aumento de 1” no aro devemos reduzir 10 na altura do flanco, e aumentar 10mm na largura da seção.
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 185/60 R14
Para o aumento de 2” no aro devemos reduzir 20 na altura do flanco, e aumentar 20mm na largura da seção.
exemplo: Pneu 175/70 R13, eqüivale a 195/50 R15
Cálculo do diâmetro externo do pneu:
Pneu 155/80 R13:
Largura da seção = 155mm
Altura de Flanco = 155mm x 0,8 = 124mm
Diâmetro do Aro = 13 x 25,4 = 330mm
Diâmetro externo = Diâmetro do aro + 2 x altura do flanco
= 330mm + 2 x 124mm
Diâmetro externo = 578mm
Se seu carro veio com rodas 175/70 – R13 seu diametro externo é 575,2 e se for usar uma roda 205/45 – R17 seu diametro externo passará para 616,3 , passando de 7% de diferença, nesse caso, a medida que daria certo seria uma combinação 205/40 – R17, que daria um diametro externo de 595,8, uma diferença a mais do original de 3,6%, ficando dentro do aceitável.
Se usarmos uma medida que de muita diferença do diametro externo original isso irá afetar os marcadores de velocimento e km.
Para saber por qual medida de roda e pneu vc pode substituir aqui tem uma calculadora
05/10/2011 às 21:37 #10005634AnônimoNa verdade isso que vc falou é em relação somente aos pneus. Sobre as rodas existem outros pontos a considerar:
TALA: é a largura da roda. Essa medida está convencionada em polegadas. Normalmente vem junto com a medida do diametro da roda. Por exemplo: caso você encontre nas medições da roda a seguinte informação: 15×6″, o primeiro valor é do diametro da roda e o segundo valor é a largura da roda em polegadas.
OFFSET (ET): é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros. As rodas podem ter:
– Offset positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática, significa que quanto maior for o offset, mais para “dentro” ficará a roda.
– Offset negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para “fora” ficará roda.
Aros:
PCD – Furação:
PCD é o diâmetro de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda. Essas especificações são determinadas pelos fabricantes dos veículos, em função do projeto desenvolvido por sua engenharia. Dependendo da procedência do veículos, a medida do diâmetro de furação pode ser expressa em milímetros ou polegadas. Por exemplo:
Um PCD 5 furos x 4 3/4, corresponde a 5 furos de 120,65 mm.
As rodas do Fiat Palio tem 4 furos x 98 mm de diâmetro; do Corsa e Celta, 4 furos x 100mm; do ford Ka, 4 furos x 108 mm.
Parafuso Correto:
O parafuso correto é aquele de aço, de boa qualidade, cromados ou não, adequado ao alojamento especificado na roda (cônico ou esférico) e que na prática, assegure seis ou sete voltas do parafuso, no respectivo furo.
Atenção! Se a roda do estepe for de aço estampado, deixe junto do estepe os parafusos originais, mais curtos, necessários à afixação no veículo, de modo que ao substituir a roda de liga leve pelo estepe de aço estampado, não prejudique a fixação do estepe ou os componentes do freio do veículo.
Anel Centralizador:
A maioria dos veículos (automóveis de passeio) tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/pneu. Por exemplo:
As furações de um Celta (GM) e de um Gol (VW) são coincidentes (4 x 100mm), porém os encaixes dos cubos são diferentes. O do Celta tem 56,6mm e o do Gol, 57,1mm. Dessa forma, uma roda específica para o Celta não serviria num Gol, enquanto uma roda de Gol poderia ser instalada num Celta, mas o balanceamento do conjunto estaria prejudicado por uma pequena folga de 0,5mm. Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.
06/10/2011 às 00:03 #10005636Anônimootimo topico em
06/10/2011 às 08:47 #10005638Anônimomas a tala e o offset não influenciam no diametro externo, eu ponderei somente ele por que é onde irá influenciar na correta marcação de velocidade e km do carro.
15/10/2011 às 08:41 #10005640Anônimomas a tala e o offset não influenciam no diametro externo, eu ponderei somente ele por que é onde irá influenciar na correta marcação de velocidade e km do carro.Realmente a tala e off set não influenciam no diametro externo mas é que muito gente sai trocando as rodas sem se atentar para o offset. Quem ja dirigiu um carro com offset alterado sabe como muda e muito a dirigibilidade.
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