Menu fechado

Óleo para o câmbio do Gol 1.6, 2010.

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol G3 G3 – Mecânica e Manutenção Óleo para o câmbio do Gol 1.6, 2010.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #157939
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      O leitor Paulo me escreveu:

      “…o mecânico trocou e colocou este óleo (Petronas Tutela ZC 75W80 Synth) no câmbio do meu veículo (VW Gol 1.6 Power ano 2010) como manutenção preventiva e agora fico preocupado se realmente é compatível para o meu veículo…”

      Prezado leitor, parabéns por fazer manutenção preventiva em seu carro! Coisa rara! A escolha do seu mecânico “bateu na trave”. O óleo recomendado pela fábrica é o ZC 75W90. A diferença é pequena, pois este que está na sua caixa de câmbio não conta com as fases mais viscosas do óleo oroginalmente especificado.

      Dê uma olhada em seu manual e verifique se este não é um óleo opcional. Em muitos casos os fabricantes fazem mais de uma recomendação, de classificações API próximas, para facilitar a vida do usuário. Como não tenho o manual do seu carro e a VW não disponibiliza ele no site, não pude verificar se este é um alternativo ou não.

      Se você é extremamente cuidadoso com seu carro como eu sou com os meus, se não constatar que este óleo é uma recomendação alternativa ao proncipal (SAE ZC 75W90), faça a troca tão logo seja viável. A falta das frações mais pesadas afetará o desgaste das engrenagens da caixa em condições de uso mais extremas, quando a temperatura elevada reduzirá a viscosidade média do lubrificante dentro de sua caixa de câmbio.

      Tire como “lição aprendida” da próxima vez que for trocar flúidos, fazer esta verificação de especificação antes de ir ao mecânico. Estes normalmente usam o produto que estiver disponível e acreditam piamente que os anos de trabalho de engenharia e testes que cada carro representa, são mera “frescura de engenheiro”. Estão enganados!

      Artigo original

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.