Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Elétrica e Iluminação › [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida
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28/12/2013 às 19:14 #1010198261AnônimoGalera, Me ajuda a identificar esse problema, seguinte…
…As vezes, quando viro a chave faz um barulho “tipo um motorzinho”, mas não roda o motor, ai faço o seguinte tiro a chave viro ela ou balanço ela dentro do tambor da chave mesmo ou ainda mexo no volante ai tento virar a chave e funciona o motor de arranque normalmente, como disse é as vezes, mas estou observando que esta ficando mais frequente, não é o arranque já desmontei ele e esta ok, bateria e alternador também estão ok.
Estou desconfiado de ser a chave que esta gasta(realmente e não tenho reserva) e pode não esta dando o contado direito ou ser o próprio tambor da chave, um chaveiro falou que o tambor tem uma especie de escova que fica gasta, mas ele é chaveiro ai fiquei com receio. Estava pensando em fazer um chave e pedir o chaveiro para deixar um pouco mais grossa que a minha, só para testar.22/02/2014 às 17:19 #1010198279AnônimoE ae galera, demorou um pouco, mas depois que a galera ai sitou a possibilidade de ser o bendix, comecei a pesquisar bastante e depois que vi o preço para revisar o motor de arranque decidi fazer o serviço eu mesmo, fiz limpeza de turo, troquei as escovas e o bendix, fitou top, não esta fazendo o barulho mais.Referente ao barulho, depois de pesquisas e perguntas, ficou claro o seguinte… O induzido(motor) só roda depois que o automatico avança o bendix (engrenagem) na cremalheira do volante, poois depois que ele avança ele fecha um contato para o induzido(motor), então no meu caso se tinha barulho de motorzinho ou de algo raspando significa que o induzido(motor) estava rodando então o automatico estava avançando o bendix, mas o bendix patinava e não rodava a cremalheira do volante do motor, então problema no bendix.
Resumindo quando é um barulho alto de motorzinho ou algo raspando é o Bendix e quando é um barulho tipo “Tec,Tec” ai é o automatico e quando é o automatico nem chega a rodar o induzido(motor).
Segue ai umas fotos do serviço:
Já fora do carro, para tirar são 3 parafusos
2 parafusos de fenda 2 porcas 13 e tira a parte de trás. Estava bem sujo.
Tem que dar leves batidas no ressalto que tem na bobina de campo(parte do meio do motor de arranque) para sair
Na mão é a alavanca do automatico, tem um parafuso com uma porca que segura ela.
Parte de frente do arranque onde é presa na caixa com 3 parafusos. Tinha muita graxa por dentro isso é errado, pois acaba agarrando muita sujeira junto
Parte do meio, bobina de campo, tinha muito pó.
Decidi trocar as escovas também já que estava fazendo o serviço, estavam gastas também
Na direita o bendix novo, manualmente não da para verificar o seu defeito. Descobri que o bendix que estava era aquele que tem uma proteção de plastico entre a mola e a parte da frente ai o vendedor me falou que os mecanicos costuma quebrar a proteção e usar esse mesmo ai ele me deu o certo que não tem a proteção.
Escovas Novas
Serviço de solda que fiz, mais a esquerda da foto são as soldas da bobina de campo, para isolar utilizei fita isolante e tubo termoretratil
Montado de novo. Acabou que esqueci de tirar fotos dele limpinho por dentro. Soprei tudo no compressor caseiro, o induzido eu limpei com querosene, o resto com thiner e para finalizar um pouco de descarbonizante. no contato das escovas lixei com lixa bem fininha limpei entre os contatos com estilete e passei um pano com queroseno
Na frente do bendix tem uma trava, essa trava foi o que me fez mais raiva para tirar, tem que ter um alicate que abre invertido, mesmo assim vai ser difícil, mas não impossível, ele não nasceu ali,rsrs.
As dificuldades mesmo foi essa trava do bendix e na hora de tirar o motor de arranque do carro, pois o movimento da chave para tirar os parafusos é pequeno devido ao escapamento, então tem que ter paciência mesmo e ir tirando devagarzinho e depois de solto o compressor do ar condicionado dificultou um pouco, mas consegui tirar e por.
Bom pessoal é isso,gastei R$32,00 no bendix e R$8,00 nas 4 escovas, só para um mecânico desmontar eles cobram R$70,00 fora as peças e o que eles inventam. Utilizei o video do Tonella abaixo como referencia também, ajudou muito:
https://www.youtube.com/watch?v=klnOCP1CbXw
Bom galera é isso, problema resolvido.
26/02/2014 às 09:31 #1010198281Anônimoé isso ai… pode ocorrer de o cabo entre a bateria e o automatico causar resistência, mas teu caso está resolvido…26/02/2014 às 10:45 #1010198283AnônimoEstava acontecendo com mais frequência ai meti a mão na massa, melhor do que ficar em algum lugar ou ter que fazer o bicho pegar no tranco.27/02/2014 às 09:53 #1010198285Anônimoah certamente…. -
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