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[RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Elétrica e Iluminação [RESOLVIDO]Barulho alto de motorzinho na partida

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  • #1010198261
    Anônimo
      Galera, Me ajuda a identificar esse problema, seguinte…
      …As vezes, quando viro a chave faz um barulho “tipo um motorzinho”, mas não roda o motor, ai faço o seguinte tiro a chave viro ela ou balanço ela dentro do tambor da chave mesmo ou ainda mexo no volante ai tento virar a chave e funciona o motor de arranque normalmente, como disse é as vezes, mas estou observando que esta ficando mais frequente, não é o arranque já desmontei ele e esta ok, bateria e alternador também estão ok.
      Estou desconfiado de ser a chave que esta gasta(realmente e não tenho reserva) e pode não esta dando o contado direito ou ser o próprio tambor da chave, um chaveiro falou que o tambor tem uma especie de escova que fica gasta, mas ele é chaveiro ai fiquei com receio. Estava pensando em fazer um chave e pedir o chaveiro para deixar um pouco mais grossa que a minha, só para testar.
      #1010198279
      Anônimo
        E ae galera, demorou um pouco, mas depois que a galera ai sitou a possibilidade de ser o bendix, comecei a pesquisar bastante e depois que vi o preço para revisar o motor de arranque decidi fazer o serviço eu mesmo, fiz limpeza de turo, troquei as escovas e o bendix, fitou top, não esta fazendo o barulho mais.

        Referente ao barulho, depois de pesquisas e perguntas, ficou claro o seguinte… O induzido(motor) só roda depois que o automatico avança o bendix (engrenagem) na cremalheira do volante, poois depois que ele avança ele fecha um contato para o induzido(motor), então no meu caso se tinha barulho de motorzinho ou de algo raspando significa que o induzido(motor) estava rodando então o automatico estava avançando o bendix, mas o bendix patinava e não rodava a cremalheira do volante do motor, então problema no bendix.

        Resumindo quando é um barulho alto de motorzinho ou algo raspando é o Bendix e quando é um barulho tipo “Tec,Tec” ai é o automatico e quando é o automatico nem chega a rodar o induzido(motor).

        Segue ai umas fotos do serviço:

        Já fora do carro, para tirar são 3 parafusos
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        2 parafusos de fenda 2 porcas 13 e tira a parte de trás. Estava bem sujo.
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        Tem que dar leves batidas no ressalto que tem na bobina de campo(parte do meio do motor de arranque) para sair
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        Na mão é a alavanca do automatico, tem um parafuso com uma porca que segura ela.
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        Parte de frente do arranque onde é presa na caixa com 3 parafusos. Tinha muita graxa por dentro isso é errado, pois acaba agarrando muita sujeira junto
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        Parte do meio, bobina de campo, tinha muito pó.
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        Decidi trocar as escovas também já que estava fazendo o serviço, estavam gastas também
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        Na direita o bendix novo, manualmente não da para verificar o seu defeito. Descobri que o bendix que estava era aquele que tem uma proteção de plastico entre a mola e a parte da frente ai o vendedor me falou que os mecanicos costuma quebrar a proteção e usar esse mesmo ai ele me deu o certo que não tem a proteção.
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        Escovas Novas
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        Serviço de solda que fiz, mais a esquerda da foto são as soldas da bobina de campo, para isolar utilizei fita isolante e tubo termoretratil
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        Montado de novo. Acabou que esqueci de tirar fotos dele limpinho por dentro. Soprei tudo no compressor caseiro, o induzido eu limpei com querosene, o resto com thiner e para finalizar um pouco de descarbonizante. no contato das escovas lixei com lixa bem fininha limpei entre os contatos com estilete e passei um pano com queroseno
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        Na frente do bendix tem uma trava, essa trava foi o que me fez mais raiva para tirar, tem que ter um alicate que abre invertido, mesmo assim vai ser difícil, mas não impossível, ele não nasceu ali,rsrs.
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        As dificuldades mesmo foi essa trava do bendix e na hora de tirar o motor de arranque do carro, pois o movimento da chave para tirar os parafusos é pequeno devido ao escapamento, então tem que ter paciência mesmo e ir tirando devagarzinho e depois de solto o compressor do ar condicionado dificultou um pouco, mas consegui tirar e por.

        Bom pessoal é isso,gastei R$32,00 no bendix e R$8,00 nas 4 escovas, só para um mecânico desmontar eles cobram R$70,00 fora as peças e o que eles inventam. Utilizei o video do Tonella abaixo como referencia também, ajudou muito:

        https://www.youtube.com/watch?v=klnOCP1CbXw

        Bom galera é isso, problema resolvido.

        #1010198281
        Anônimo
          é isso ai… pode ocorrer de o cabo entre a bateria e o automatico causar resistência, mas teu caso está resolvido…
          #1010198283
          Anônimo
            Estava acontecendo com mais frequência ai meti a mão na massa, melhor do que ficar em algum lugar ou ter que fazer o bicho pegar no tranco.
            #1010198285
            Anônimo
              ah certamente….
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