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Válvula Termostática X Cabeçote (???)

Clube do Gol Fóruns Clube do Gol Quadrado G1 – Mecânica e Manutenção Válvula Termostática X Cabeçote (???)

  • Este tópico contém 43 respostas, 19 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 5 posts - 21 até 25 (de 44 do total)
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  • #10087565
    Anônimo
      Gilgamesh escreveu:

      Mister_k escreveu:
      O tiozinho confirmou que está sem a válvula termostática e eu perguntei como ele sabia e ele disse que era pelo esquema da saida da água por baixo e pelo barulho que estava fazendo (será?). Ele não tinha lá pra instalar mas tava doido pra eu ir na auto peça comprar um reservatório novo. Fiquei meio cismado!

      Gilgamesh

      Kra, quando vc solta a mangueira de baixo, sai toda a agua do radiador! Só tem como tirar a agua do raidador soltando essa mangueira!!!

      Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

      Aqui quando pego a Av Brasil q o pessoal anda a 100-120km/h, o ponteiro sempre fica no meio!
      Agora quando anda zuando, o ponteiro passa um pouco do meio, mas a ventoinha rapidamente deixa ele no meio novamente!

      Vlw

      #10087567
      Anônimo
        PedroRJ escreveu:

        Gilgamesh escreveu:

        Mister_k escreveu:

        Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

        Vlw

        Valews Pedrão !!!

        Amanhã vou fazer esse teste na Imigrantes ki é aqui do lado. Vou dar uma esticada até o jabaquara pela faixa do meio, de boa, pra ver…

        Amanhã posto o resultado.

        Abração,

        Gilgamesh

        #10087569
        Anônimo
          PedroRJ escreveu:
          Antes de levar para instalar. Deixa o carro aquecer, ate o ponteiro chegar no meio. Depois sai com o carro e procura uma reta boa, e coloca o carro a uns 80km/h sem forçar, vai andando tranqüilo. Ai olha o ponteiro de temperatura, se ele continuar no meio acho q o seu carro está com a válvula! Agora se ele cair direto, pode ir colocar a válvula!

          Aqui quando pego a Av Brasil q o pessoal anda a 100-120km/h, o ponteiro sempre fica no meio!
          Agora quando anda zuando, o ponteiro passa um pouco do meio, mas a ventoinha rapidamente deixa ele no meio novamente!

          Vlw

          Fala ae Pedrão !!!

          Kra, acabei de fazer esse teste ae ki vc sugeriu.

          Deixei a Goleta esquentar até o meio e saí rumo a Rodovia dos Imigrantes. Entrei na rodovia a 60 Km e fui aumentando até 80 km de boa. Tava na 5ª com o pé na maciota e cheguei a 100 km. Mantive os 100 e fui aumentando um pouco até os 120 km.

          Meu marcador de temperatura ficou no meio o tempo todo.

          E ae, será que estou mesmo sem a válvula termostática??? :amd:

          Abraços,

          Gilgamesh

          #10087571
          Anônimo
            PedroRJ escreveu:Gilgamesh, q eu saiba… Quando faz motor vc não rebaixa o cabeçote, me corrijam se eu estiver errado! Não entendi como ele arrumando o carburador viu que está sem a válvula termostatica… :doido: Esse kra não ta querendo ganhar um dinheiro nas suas costas não ??!!

            A função dessa válvula, é fazer o motor aquecer mais rapidamente, para que o mesmo trabalhe na temperatura ideal o mais rápido possível.
            Ela funciona assim: Com o carro frio, ela fica fechada, fazendo a água circular por todo sistema, menos o radiador, por isso esquenta rápido!!! Depois que aqueceu, ela fica abrindo e fechando para manter sempre a temperatura ideal!
            E Haruzo, seu mecânico falou :tacafogo: :bleh:, sem a válvula na estrada, seu motor vai ficar frio, o óleo vai afinar e com o RPM alto, isso faz a vida útil do seu motor diminuir muito!
            Motor quente – óleo grosso
            Motor frio – óleo fino – assim lubrifica + rápido todo o motor!

            Um assunto só pra vc entender: Lembra nos carros que tinha ventilador no lugar da ventoinha elétrica ? Tipo chevett, caravan, marajó… Esses carros no engarrafamento, q precisavam do ventilador girando rápido pra compensar o carro parado, o ventilador tava girando pouco na velocidade da marcha lenta! Costumavam ferver!!! Ate pq o radiador não era selado (agua fervia a 100C), assim não funcionavam como o sistema da panela de pressão, q aumenta o ponto de ebulição da agua.
            Cada vez + pressão, mais alto fica o Ponto de Ebulição!
            Já na estrada, que o motor tem q ficar quente, ficavam frio, pq o ventilador rodava muito rápido!!! Por isso foi substituído pela ventoinha elétrica, alem de ser perigoso e roubar potencia do motor.

            Se eu fosse vc, colocaria a válvula termostatica, mas quando ele for instalar, fica olhando pra ver se realmente está sem!!! Ja que vai drenar o sistema, aproveita e coloca uma mangueira no reservatório e deixa a agua circular para limpar o sistema, isso com o carro desligado!!! Depois coloque as mangueiras e coloca agua com aditivo a base de etilenoglicol.
            Tem o paraflu, bardahl, draft. Pega concentrado de preferencia!
            Esse aditivo, faz previnir o superaquecimento e o congelamento do líquido do sistema de refrigeração, aumenta o P.Ebulição e diminui o P.Fusão, lubrifica a bomba d´água e reduz a corrosão do sistema.

            No gol pega na faixa de 5litros de agua, coloca essa agua num pote limpo, e deixa descansar uns 30min para evaporar o cloro!! Depois coloca no reservatorio com 1litro de aditivo!

            Vlw, qualquer duvida, posta ai!!!

            O que o cara falou do cabeçote tem a ver sim, pois todo vez que o cabeçote é retificado(nao necessariamente o motor) é dado um passe nele para ele ficar plano(ou seja ele estava empenado antes…). Como toda peça ele tem um limite de desgate, a partir disso começa a gerar problemas… Mas quando chega neste ponto, o ideal seria trocar o cabeçote.

            Quanto aos motores antigos, usava-se ventilador acoplado a bomba, porque os sistemas elétricos eram ruins…. bateria era fraca… imagina um carro de 6V com ventoinha… além disso tinha-se mortorzões em que um ventilador não fazia tanta diferença na potência…

            Quanto a superaquecer o problema era bomba d´água subdimensionada…

            []´s

            #10087573
            Anônimo
              :drink: :drink: bacana por**
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