Pra saber se o carro está sem a válvula termostática é simples: com o motor frio (tipo, primeira partida do dia), retire a tampa do reservatório de expansão e ligue o motor. Logo abaixo da boca do reservatório de expansão tem uma mangueira fina de retorno que vem do radiador. Dê umas aceleradas e veja se, com o motor frio, essa mangueira dá retorno de água para o reservatório de expansão. Se estiver dando retorno, então o carro está sem a válvula termostática ou a mesma está engripada na posição aberta, e necessita substituição.
O correto é esse retorno de água por essa mangueira fina que une radiador e reservatório de expansão só acontecer quando o motor atingir a temperatura ideal de trabalho, determinada pela válvula termostática.
Sem a válvula instalada o motor trabalha constantemente fora da faixa de trabalho, o que prejudica a queima do combustível na câmara de combustão, exigindo que o condutor pise mais no acelerador para obter melhor rendimento do motor, haja vista nem todo combustível que chega nos cilindros ser efetivamente queimado (devido a baixa temperatura do motor). Isso implica em maior consumo de combustível.