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13/03/2015 às 10:29 #135253Anônimo
SP-33 é a vela de platina da Bosch e que custa o preço da comum
De série nos g6 1.0. Não há equivalente da NGK hoje.
Isso explica que o bicho anda bem(viajei em um da PM, só sei que o colega sentou o coturno no bicho, andava bem. Com 14 mil km e com dois meses de uso, carro de estrada))
E falando em vela Bosch, não comprem a SP-39, a equivalente da NGK BKUR7ETB-10 por dois motivos:
O gap da vela é menor que o da NGK, de 0,8 mm, enquanto a da NGK é de 1,0 mm
A da Bosch é de apenas um eletrodo, e a da NGK tem três
Como toquei no assunto, fiz repeteco, usei as velas NGK BKUR7ETB-10
Eu digo, são as IDEAIS pro g5. Melhor que elas, só iridium/platina.
O carro ficou, além de econômico, com força, mesmo com o ar ligado.
Essa vela é a do Gol 1.0 16v, de 1997 a 2001. Se vc não pode comprar uma iridium ou platina devido o preço, mas não quer usar a do carro, a BKR7ESB, compre essa.
Muito superior a do carro, mas com preço da pescrita no manual.
Bom dia, amigo!
Estou para trocar as velas do meu G6.. Sabe me dizer se essas SP-33 que vêm de série nele são melhores que as Iridium BKR7EIX?
Queria colocar as de Iridium, mas se as originais forem boas mesmo, não existe motivo para mexer, não é mesmo?
Abraço!
13/03/2015 às 11:20 #135255AnônimoQuando eu disse 9 trincas, me referia às trincas em locais passíveis de escapar centelha. kkk
Tinha trincas em locaisinúteis da bobina, se fosse contar esses também, ai era melhor falar que a bobina tinha menos furos que uma peneira. kkk
Mas bem, atualizando:
As BKR7EIX chegaram hoje, já coloquei elas no lugar e dei torque de 27Nm (2,7Kgfm), que é o mesmo torque dado no Mille Fire, que também tem cabeçote em alumínio. (no site da NGK fala pra dar entre 25Nm e 30Nm em cabeçotes de alumínio, então os 27Nm parecem ser um torque intermediário interessante.
Novas versus velhas:
Close up nas Iridium:
O carro está dando partida normalmente agora.
Ganho de desempenho eu não notei nenhum… Vamos ver se o consumo melhorará.
Consumo e desempenho acho que não muda nada… Se muda é irrisório.
Mas suavidade de funcionamento e facilidade de partida é possível notar nitidamente, no meu caso!!
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Abs
Bom dia, amigo!
Estou para trocar as velas do meu G6.. Sabe me dizer se essas SP-33 que vêm de série nele são melhores que as Iridium BKR7EIX?
Queria colocar as de Iridium, mas se as originais forem boas mesmo, não existe motivo para mexer, não é mesmo?
Abraço!
Não descarto a hipótese de que alguns saiam com velas Bosh, mas o meu Gol 2012/13 1.0 veio de fábrica com velas NGK…
São semelhantes às Laser Platinum NGK que são empregadas na linha VW (Jetta Flex), mas não são de platina.
O eletrodo é grosso, comum. O das Laser Platinum é fininho, igual ao das Iridium.
Certamente as Iridium irão te fazer notar diferença em suavidade de funcionamento, o que ocorreu no meu carro, mas crer que vela muda o desempenho é ilusão, ainda mais de carro 1.0.
Eu não trocaria antes dos 40, 50 000 km, pois as velas originais do G6 1.0 de fato são melhores que a média. As minhas, com 45 000 km, estavam em ótimo estado. Não gosto de jogar dinheiro fora… Mas como o manual manda trocar com 40, tirei elas fora e como já tinha as Iridium (Aliexpress $50) coloquei e gostei do resultado.
O principal destaque dessas velas é a durabilidade. O meu Civic as tem de fábrica, desde 2009. E depois de 6 anos e mais de 100 000 km estão lá, firmes e fortes, as originais.
Abs
14/03/2015 às 01:49 #135257AnônimoConsumo e desempenho acho que não muda nada… Se muda é irrisório.
Mas suavidade de funcionamento e facilidade de partida é possível notar nitidamente, no meu caso!!
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Abs
Cara, pelo menos no meu Mille, a diferença de performace, consumo e partida foi ABISMAL em comparação às velas comuns da Bosch.
Se pesquisar, verá muita gente falando que realmente as velas Bosch prendem muito o motor Fire.
Meu Uno passou a fazer ABSURDOS 18Km/L na rodovia! Isso pra um carro com 14 anos nas costas e com mais de 126mil quilômetros rodados!
Embora não tenha sentido ganho de potência, ele passou a subir o giro mais fácil, o carro ganhou fôlego. Antes ele não tinha força pra ganhar velocidade na rodovia na 4ª marcha, chegava em uns 80Km/h e empacava nessa velocidade. Agora, ele ganha velocidade até na 5ª!
Em termos de partida, por ser um carro que não é Flex, e não precisa checar que tipo de combustível está usando nem usa sistema de partida à frio, ele dá a partida instantaneamente. Estou falando de 1 segundo ou menos.
No meu Uno sim achei que foi um excelente investimento, e que deu MUITO retorno.
Já no Voyage, realmente, ele está pegando de imediato. A partida está perfeita.
Mas suavidade de funcionamento, performance, eu não notei melhora, agora resta só medir o consumo e ver se deu algum ganho.
Mas as vantagens das Iridium vai além disso.
Elas facilitam o salto da centelha, então, cabos de vela e a porcaria da bobina sofrerão menos e viverão mais!
Só de saber que não vou ter que me preocupar em ter que gastar outros 350 reais pra substituir bobina e cabos de vela tão cedo, acho que já faz o investimento nas Iridium compensar.
14/03/2015 às 14:40 #135259AnônimoBoa tarde galera, blz ?
Bom, se bem entendi, as Iridium BRK7EIX são o melhor custo x beneficio para o motor 1.6 8V Flex, correto ( Voyage 13/14 iTrend ) ?
Sendo sim, qual seria o cabo de vela ideal para “fechar o conjunto” com as velas ?
E bobina ? Qual seria o combo ideal ( considerando mecânica original ) bobina + cabos + velas, atualmente ?
Grato pela ajuda
Editado Março 14, 2015 por cpicolo
14/03/2015 às 22:51 #135261AnônimoBoa tarde galera, blz ?
Bom, se bem entendi, as Iridium BRK7EIX são o melhor custo x beneficio para o motor 1.6 8V Flex, correto ( Voyage 13/14 iTrend ) ?
Sendo sim, qual seria o cabo de vela ideal para “fechar o conjunto” com as velas ?
E bobina ? Qual seria o combo ideal ( considerando mecânica original ) bobina + cabos + velas, atualmente ?
Grato pela ajuda
Velas BKR7EIX funcionarão no carro, apesar do gap do eletrodo se de 0,8mm, comparado com os 0,9mm das velas originais.
Segundo o amigo Adenilson ai em cima, existe a BKR7EIX-10, cujo gap é de 1,0mm, e que o deixa o carro menos preso do que usando a BKR7EIX comum.
Porém, desse modelo -10 eu não encontrei à venda no mercado brasileiro.
Sua bobina está ruim por acaso? Se não estiver, não tem porque trocar ela!
Se a bobina apresentar trincas na sua carcaça plástica, e estiver escapando centelha de dentro dela (basta ligar o motor à noite e no escuro, e ver se saem estalos luminosos dela), daí sim vc troca.
No geral, o povo fala que bobina Bosch é melhor (a original de fábrica do meu era Bosch), mas marcas como Magnetti Marelli e afins tbm são consideradas boas.
Quantos aos cabos de vela, vai depender do tipo de bobina de ignição que seu Voyage usa.
Confira o PDF fornecido pela NGK para identificar a sua bobina, e descobrir o cabo de vela certo pro seu Voyage:
http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2012/08/02-Informativo-Cabo-ST-V423.pdf
Editado Março 15, 2015 por Acrof
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