Menu fechado

Volkswagen aposta em loja digital no Brasil para apresentar seus carros – AUTO ESPORTE

Clube do Gol Fóruns Notícias Automotivas Volkswagen aposta em loja digital no Brasil para apresentar seus carros – AUTO ESPORTE

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #158114
    ClubedoGolClubedoGol
    Mestre

      Loja digital da Volkswagen (Foto: Divulgação)

      Profissionais experientes costumam advertir os mais jovens sobre as dificuldades de trabalhar no passado, sem internet. Se hoje o acesso à informação ficou mais fácil, a competitividade e a urgência em se renovar constantemente também têm um papel mais destacado na sociedade. Com um mundo cada vez mais conectado e dependente das rede de alcance mundial, a briga agora é por cada inscrito e curtida nas plataformas de interação social.

      E você acha que as montadoras estão fora disso? De jeito nenhum! É o que a Volkswagen quer mostrar ao investir em uma “rede” de concessionárias digital. O intuito é melhorar a experiência do cliente na hora da compra.

      Com a realidade virtual, aplicativos e muita tecnologia de interação com o consumidor, a marca entra na guerra cibernética para ganhar mercado. Dessa forma é possível reduzir custos, principalmente com espaço da loja, além de permitir que as fabricantes instalem pontos de vendas onde antes seria impossível.

      Essa fase faz parte do processo de construção da chamada “Nova Volkswagen”, que quer se reaproximar dos clientes. “Buscamos inovar com propósito e levar essa inovação para muitas pessoas”, afirma Gustavo Schimdt, vice-presidente de vendas e marketing.

      Loja digital da Volkswagen (Foto: Divulgação)

      Essa transformação digital estará em 100 dos 503 pontos de venda da VW e só precisará de 90 metros quadrados para funcionar. Com essa estrutura enxuta, será possível ter experiências com os veículos da marca em shoppings, aeroportos e outros locais com grande concentração de pessoas. 

      No setor da loja destinado à concessionária digital há uma tela de 40 polegadas sensível ao toque, na qual é possível escolher versão, equipamentos, cores e acessórios do carro selecionado. O cliente também pode verificar uma galeria de imagens montada para cada configuração. Há vendedores para auxiliar em caso de dúvida.

      “Nosso desafio é trazer soluções que aprimorem ainda mais a experiência do cliente, seja no momento de compra do carro, como no seu relacionamento com o produto no dia a dia”, diz o Fabio Rabelo, gerente executivo de digitalização e novos modelos de negócios da Volkswagen América do Sul.

      Além de configurar, será possível “entrar” nos carros por meio dos óculos de realidade virtual e ver todos os modelos à venda, como up!, Polo, Jetta, T-Cross, entre outros. Dá para perceber que o trabalho foi bem-feito. A viagem na cabine permite visualizar, em alta definição, todos os equipamentos disponíveis, desde o teto solar até o sistema multimídia.

      Volkswagen Tiguan Allspace R-Line (Foto: Marcos Camargo/AE)

      O conjunto gráfico da realidade virtual impressiona pela fidedignidade ao projeto original e dá quase para sentir o material de cada parte do painel e bancos e o acionamento da tela de entretenimento.

      Na tentativa de usar a tecnologia para conquistar mais consumidores, a marca alemã quer manter a boa participação nos últimos quatro anos. Em maio deste ano, por exemplo, a montadora abocanhou uma fatia de 16,3% do mercado. O VW Polo, por exemplo, foi o quinto modelo mais vendido na categoria de hatches pequenos, com 26.598 emplacamentos.

      Outra “mão na roda” que a montadora oferece é o manual do proprietário cognitivo. São raros os consumidores que consultam o livreto e muitas vezes só o fazem quando algum problema grave aparece.

      Para facilitar, a marca lançou o aplicativo VW Connect de inteligência artificial, que responde qualquer dúvida relacionada ao veículo e permite fazer o agendamento das revisões. Além disso, por meio do app, é possível programar números de telefone para chamadas automáticas de emergência.

      O certificado de garantia também passa a ser digital – com isso, o cliente não corre o risco de perder o benefício. Ou seja, toda vez que uma revisão for feita, o “carimbo” vai direto para o aplicativo do proprietário.

      A VW não foi a primeira a ter uma concessionária digital. A Fiat inaugurou, em novembro de 2018, a primeira loja nesse estilo, inédita no grupo FCA. A estrutura da Fiat tem 300 m², bem maior que a proposta da VW, mas o showroom abriga apenas três veículos.

      Concessionária digital Fiat (Foto: Divulgação)

      No interior da loja há um totem de autoatendimento, no qual é possível inserir dados como e-mail e telefone para receber informações da montadora. Há duas mesas interativas com tela de 43 polegadas sensíveis ao toque para configurar os modelos desejados.

      Além do sistema de realidade virtual, o espaço conta com um mostruário físico com opções de acabamento, no qual o cliente pode escolher acessórios e cores. Diferentemente da loja virtual da VW, na qual é preciso agendar um test-drive, a da Fiat permite rodar com o carro na hora.

      A meta da fabricante de Betim é abrir 20 concessionárias digitais e implantar o sistema em mais 110 pontos.

      Acompanha tudo de Autoesporte? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!



      Reportagem no site

    Visualizando 1 post (de 1 do total)
    • Você deve fazer login para responder a este tópico.