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Comparativo: Nova Fiat Strada ou Volkswagen Saveiro? – AUTO ESPORTE

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      Fiat Strada Volkswagen Saveiro Montagem Comparativo (Foto:  )

      A nova Fiat Strada concentrou suas maiores novidades na versão topo de linha Volcano, que agora tem uma inédita carroceria de quatro portas. Mas será que os atributos são suficientes para enfrentar a Volkswagen Saveiro?

      Para entender como a novidade da FCA fica em relação à sua maior rival, Autoesporte comparou a versão mais cara da Strada com configuração rival mais direta, a Saveiro Cross.

      Avaliamos dimensões, equipamentos e o desempenho que cada picape entregou na pista de testes.

      Motor

      Fiat Strada Volkswagen Saveiro Montagem Comparativo (Foto: Montagem/Divulgação)

      A nova Strada não tem um motor novo. A picape topo de linha será vendida com o já conhecido 1.3 8V que rende 109 cv/101 cv a 6.250 rpm e 14,2/13,7 kgfm a 3.500 rpm. A Saveiro tem um motor 1.6 16V de 120/110 cv a 5.750 rpm e 16,8/15,8 kgfm a 4.000 rpm.

      As duas usam motores modernos. A Fiat preferiu economizar no Firefly, que usa só duas válvulas por cilindro e comando simples, o que restringe o uso do variador de fase.

      O EA 211 da Saveiro só tem comando de válvulas variável na admissão, mas a cilindrada maior e as quatro válvulas por cilindro resultam em mais potência e torque.

      Campeã: Saveiro

      Câmbio

      As duas usam uma caixa manual de cinco marchas. Em breve a Strada terá um exclusivo câmbio automático CVT, ao contrário da rival alemã que não deve ter mudanças neste quesito.

      Campeã: empate

      Suspensão

      Fiat Strada Volkswagen Saveiro Montagem Comparativo (Foto: Divulgação)

      Se na frente o tradicional sistema McPherson equipa as duas picapes, atrás as marcas optaram por soluções distintas.

      A Volkswagen apostou por uma solução voltada para o conforto, com eixo de torção e molas helicoidais. A Strada manteve o eixo rígido com feixe de molas semi-elípticas, item comum em caminhões.

      Aqui é injusto eleger uma campeã, pois cada sistema tem seus prós e contras de acordo com a aplicação do veículo.

      Campeã: empate

      Freios

      O disco ventilado naturalmente equipa as rodas dianteiras, mas só a Saveiro tem discos também no eixo traseiro.

      Esse sistema tem maior resistência ao fading, quando o carro perde poder de frenagem por conta dos gases superaquecidos no freio.

      De quebra, a Volkswagen incluiu no controle de estabilidade e ABS da picape uma programação específica para o off-road, que melhora a eficiência dos freios em pisos de terra ou cascalho, além de uma função que controla a frenagem em descidas.

      Campeã: Saveiro

      Dimensões

      Strada (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,48 m / 1,73 m / 1,59 m / 2,74 m

      Saveiro (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,50 m / 1,72 m / 1,55 m / 2,75 m

      A plataforma derivada do Mobi, Argo e Fiorino permitiu que a Strada crescesse em todas as medidas.

      Em um primeiro momento a sensação é que a Fiat conseguiu deixar sua picape mais alta, o que resulta em melhor espaço pra cabeça. Mas há uma pegadinha.

      A Strada tem 23 cm de vão livre do solo, contra 18,1 cm da Saveiro. Descontados esses valores, a cabine da Fiat tem 1,36 m de altura, 1 centímetro a menos que a picape alemã.

      Mas a Fiat compensa na largura maior — que já andou com outros dois adultos no banco de trás sabe como cada centímetro conta — e, claro, tem a vantagem das quatro portas.

      A cereja do bolo é que a Fiat conseguiu um ótimo diâmetro de giro de 10,8 metros, bem distante dos 12,3 m da Saveiro.

      Campeã: Strada

      Caçamba

      Fiat Strada Volkswagen Saveiro Montagem Comparativo (Foto: Montagem/Divulgação)

      Strada (Volume/Capacidade): 844 litros / 650 kg
      Saveiro (Volume/Capacidade): 580 litros / 615 kg

      Um dos ótimos diferenciais da Saveiro era o uso de uma mola que sustenta o peso da tampa da caçamba, permitindo que qualquer um feche o compartimento com facilidade.

      A Strada não só replicou isso como contornou parcialmente o problema da caçamba pequena, inerente aos modelos de cabine dupla. De quebra, a picape mineira ainda aguenta mais peso.

      Campeã: Strada

      Itens de segurança

      Por ser um projeto novo, a Strada precisou vir com controle de estabilidade de série. O equipamento também equipa a Saveiro, e ambas oferecem assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico do diferencial, além do monitoramento de pressão dos pneus.

      A Strada Volcano, no entanto, tem airbags laterais frontais e faróis totalmente em leds que são mais eficientes. De quebra, só ela tem luzes de condução diurna, que dão mais segurança, sobretudo em estradas de pista simples.

      Campeã: Strada

      Itens de conforto

      Fiat Strada Volkswagen Saveiro Montagem Comparativo (Foto: Montagem/Divulgação)

      Sistema multimídia com Android Auto e Apple Carplay equipa as duas picapes, mas a Fiat se destaca por estrear a integração sem fio para os dois sistemas, enquanto a Volks tem GPS nativo.

      Retrovisor elétrico que rebaixa em manobras, trio elétrico e controlador de velocidade também equipam as duas. A Saveiro se diferencia pelo volante com ajuste de profundidade e retrovisor interno eletrocrômico, mas quem não gosta de ar-condicionado vai preferir a Strada, pois só ela abaixa os quadro vidros.

      Faróis que ligam sozinhos no escuro e limpadores que se ajustam automaticamente na chuva também são exclusivos da Saveiro. Mas, com a valorização cada vez maior da conectividade, a Strada brilha novamente neste quesito.

      Campeã: Strada

      Desempenho

      Aceleração 0 a 100 km/h
      Strada: 12,3 segundos
      Saveiro: 10,5 segundos

      Retomada 40 a 80 km/h (em 3ª marcha)
      Strada: 7,1 segundos
      Saveiro: 6,8 segundos

      Frenagem 80 km/h a 0
      Strada: 24,8 metros
      Saveiro: 26,9 metros

      O motor com menos potência e torque não fez milagres nas provas em que era preciso fôlego, mas ao menos os 23 kg a menos permitiram que a Strada freasse melhor (vazia) do que a Saveiro.

      No dia a dia, porém, o modelo da Volkswagen tem mais fôlego em arrancadas e ultrapassagens.

      Campeã: Saveiro

      Consumo (Programa de Etiquetagem Veicular)

      Ciclo urbano
      Strada: 8,4 km/l (etanol) – 12,1 km/l (gasolina) 
      Saveiro: 7,2 km/l (etanol) – 10,4 km/l (gasolina)

      Ciclo rodoviário
      Strada: 9,4 km/l (etanol) – 13,3 km/l (gasolina)
      Saveiro: 8,6 km/l (etanol) – 12,4 km/l (gasolina)

      A Strada é mais devagar, mas pelo menos isso se reflete em uma sede menor de combustível. Como ambas têm tanque de 55 litros, isso também faz com que a picape da Fiat vá mais longe.

      Campeã: Strada

      Veredicto

      Enquanto a Strada não pode ser vendida, resta analisarmos atributos técnicos e de eficiência das duas. E, nessa primeira disputa, a novidade da Fiat obteve uma sólida vitória de 5 a 3 para a Saveiro.

      Fiat Strada Volcano (Foto: Fabio Aro)



      Reportagem no site

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