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Gol G5 Nao Da A Partida, Nao Reconhece Mudança De Combustível

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  • Este tópico contém 38 respostas, 24 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
Visualizando 4 posts - 36 até 39 (de 39 do total)
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  • #156316
    Anônimo

      Vale apenas assistir esse video do auto esporte fala justamente desse problema e da uma dica de soluçao

      http://www.dailymotion.com/video/x2s6nnd_autoesporte-31-05-2015-parte-3-3-online-completo-integra-tv-globo-31-05-2015-hd-720p_auto

       

      Outra dica que deixo aqui é desconectar os cabos da bateria e uni-los por uma 1 hora + ou – para da um reset na central…..depois conecta-los e da partida….

      E sobre o video ele fala da sonda lambda cansada, para quem gosta de meche no carro e entendi um pouco de mecanica, vale tirar a sonda e limpar com um spray limpa tbi, pois pode ter carbonizaçao na sonda e a leitura fica mais lenta……

      #156318
      Anônimo

        Passei por isso varias vezes… O segredo é não trocar o combustível e logo em seguida parar o carro, tem que andar pelo menos uns 30min pra central reconhecer que trocou o combustível… 
         

        Eu geralmente ando no Etanol, mas encho o tanque em um cidade próxima aí quando não tenho tempo de ir lá coloco Gasolina pra rodar até ir lá encher. Meu reservatório de partida a frio tá sempre cheio com gasolina aditivada porque na maior parte rodo no Etanol.
        Sempre que coloco gasolina fico uns 10 minutos tentando ligar, isso quando o carro tá frio, quando tá quente liga normal, mas depois de rodar com o carro por um tempo considerável (30min) ele não apresenta mais isso de não pegar.
         
         
        Isso explica direito:
         
        “Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros pre – determinados, o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.
         
        A medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se utiliza os mapas de injeção para esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior. Desde que o veículo passe a funcionar por tempo suficiente para que a sonda lambda volte a sua temperatura de trabalho e passe a informar qual o combustível está no tanque.
         
        Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo. Quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
         
        Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é mesmo, mas você pode funciona – lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize  o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém  funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
         
        Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que  a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido.”
        #156320
        Anônimo

          fala galera!!! aconteceu comigo e depois de varias pesquisas consegui resolver o problema sem ajuda de um mecânico.

           

          pesquisei muito e segui tmbm algumas dicas aqui do forum, mas muitas sem sucesso, vamos aos fatos

           

          estava rodando no etanol a 1 semana, devido a esta alta no valor do combustível o etanol voltou a ficar mais atrativo (mais ou menos kkk) dai, não gostei muito voltei para gasosa… no sábado a noite tinha 1/4 de tanque de etanol, resolvi colocar 50 dilmas de gasosa, rodei em média 2km, nem imaginava essa questão de roda pelo menos 10 a 15 km, parei o carro na garagem e no dia seguinte bati a chave e nada… tentei varias vezes e nada…

           

          resolvi começar a ler sobre o assunto até prq era domingo não iria chamar um mecânico p/ ele me esfaquear … grana ta fácil não hehee

           

          fui descartando algumas coisas como:

           

          filtro de combustível OK (havia trocado a pouco)

          bomba de combustível OK (funcionando perfeitamente)

          bateria OK

          reservatório de partida a frio OK

           

          daí depois de varias lidas não consegui realmente uma dica que me salvou, não foi aqui no forum, li tanto que perdi onde realmente achei a dica…

           

          foi a seguinte, localizar o corpo da borboleta(TBI) despluga lá, em seguida tentar ligar o carro, vi que a luz de EPC ficou ligada e o acelerador não funcionava devido a este desplug, porem o barulho do carro mudou, estava quase pegando, mas engasgando bastante, mas nao teve erro, ligou de primeira com uma insistencia de uns 15 seg. +ou- na chave girada, em seguida pluguei novamente o corpo da borboleta, porém foi so fazer isso o carro morreu de novo….

           

          fui novamente, repeti o procedimento despluguei  e tentei, de novo carro ligou, dai resolvi deixar o carro esquentar um pouco deixei ele alcançar pelo menos 90º no marcador, e em seguida pluguei novamente o corpo da borboleta, o carro quase morreu engasgou bastante mas segurou, foi necessário eu desligar o carro e ligar novamente para que o acelerador voltasse a funcionar e a luz EPC apagasse tmbm, depois disso não parou, rodei uns 20km para garantir, e hoje pela manhã tudo certo, pegou normalmente como se nada tivesse acontecido.

           

          O melhor de tudo não gastei nenhum centavo, não precisei dar tranco( o que não faria de jeito nenhum). 

           

          Tentei varias alternativas indicadas aqui no forum, porem esta que foi a que salvou a patria, espero com este relato aee poder ajudar a galera aee que sempre cai nessas enrrascadas como eu caí, sorte que nao tive que morre em pelo menos 150,00. vlws

          Putz, velho, MUITO OBRIGADO por essa dica. Tinha desligado a bomba de combustível do meu Gol fazendo teste com um bloqueador/rastreador e, como demorei um tempo pra religar, o carro não dava partida de jeito algum. Imaginei que a central pudesse ter perdido os parâmetros de ajuste da injeção e aparentemente era isso mesmo. Fiz o que você sugeriu e o carro pegou. Demorou um pouco pro funcionamento ficar redondo mas agora tá 100%. VALEU!

          #156322
          Anônimo

            Tem video bem legal no auto esporte, sobre esse assunto, no video se me lembro bem, cara fez a conversão, mais não ando suficiente para módulo reconhecer combustível, pisar no acelerador até final e dar partida, com muito esforço carro pega, dps levar numa mecânica para reseta módulo, carro tbm tava sonda lambda cansada, vale a pena assistir!

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