Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol G3 › G3 – Mecânica e Manutenção › Mangueira do Radiador espirrando água. Isto é normal?
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21/08/2014 às 19:17 #30014Anônimo
Pessoal, voltei! Eu havia comentado com meu amigo a fazer uma descarbonização e na ocasião ele não esboçou nenhuma reação, mas agora depois do carro pronto
😈 😈 ele decidiu fazer…Vou desmontar tudo pra tirar o cabeçote e mandar numa retífica pra conferir folgas, assentamento de válvulas, etc… já obtive a sequência de aperto e o torque para o cabeçote, mas ainda não encontrei nada para os parafusos do eixo de comando …alguém pode me ajudar nesse assunto?
29/08/2014 às 03:46 #30015AnônimoHelp!Ainda não consegui os valores de torque para os parafusos das polias do comando e do vira…amanhã tenho que fechar tudo!O cabeçote teve que sofrer uns enchimentos de solda ao redor dos cilindros, pois estava tão carcomido pela falta de uso do aditivo que poderia comprometer o assentamento da junta…não tenho a foto das soldas, mas sinalizo onde foram na foto abaixo.
[img]http://s12.postimg.org/hvtaor4xl/Pontos_para_preencher_cm_solda.jpg [/img] Reparem que faltava bem pouco para um problema de vazar a compressão para o sistema do arrefecimento, mas a minha suspeita de estar muuuito carbonizado não se concretizou…
Já que estava aberto, vamos ver a bomba d’água…terrível…milagre não estar vazando…comparem com a nova.
[img]http://s16.postimg.org/428t2q9b5/CAM00524.jpg[/img] Já que tá aberto, vamos trocar ao retentor da bomba de óleo…maldição! Como tirar o parafusão da polia da dentada do vira??? Uns disseram pra travar nos dentes do volante, outros pra dar umas marretadas na cabeça dele e outros ainda para engrenar a ré e dar uma pancada seca na chave…
:impressionado: Bom, eu acabei fazendo uma ferramenta….
29/08/2014 às 04:21 #30016Anônimo..rs!….apertei o botão errado.. [img]http://s16.postimg.org/gvkt241pd/CAM00526.jpg[/img] [img]http://s30.postimg.org/xhez736jh/CAM00527.jpg[/img] Retirei o cárter e o óleo parecia 90 de tão grosso…pretinho também…o pescador sem tela… mas impressionantemente não achei nenhum pedaço de silicone, estopa, etc…se tinha, a bomba moeu tudo…agora o que tinha de meleca de óleo nas paredes internas do bloco, saída para o anti-chama e mancais fixos, deu um trabalhão pra tirar…e não ficou bom…mas foi o possível…
Acho que com o óleo recomendado (10W40 SN – site da VW), trocando o filtro a cada 1000Km, deve normalizar até a próxima troca com 5.000km.
Mas voltando ao assunto, preciso dos torques das polias do comando e do vira…
02/09/2014 às 17:34 #30017AnônimoBom, como não obtive os torques exatos das polias, coloquei 5K em cada uma… Esqueci das fotos do “antes” e “depois”…
O cabeçote:
[img]http://s23.postimg.org/agtwvfczb/CAM00529.jpg[/img] [img]http://s8.postimg.org/svqcv5lox/CAM00521.jpg[/img] O bloco:
https://www.youtube.com/watch?v=f1JxU9DZrx0 O motor ficaria muito bom, não fosse por um tuchinho que continuou batendo mesmo após seu carregamento…falei com o cara da retífica, pois como os parafusos vieram lacrados, não posso mexer…ele pediu pra levar o carro lá e meu amigo só poderá fazer isto amanhã…
Uma coisa que notei quando estava limpando o cárter/bloco por baixo, foi uma razoável folga axial nos mancais da biela, o que pode estar causando uma baixa pressão do óleo na parte de cima, pois quando liguei o carro a pressão estava em 4Bar e foi caindo a medida que o motor esquentava, estabilizando em 1Bar em ML. Quando acelera sobe para no máximo 3Bar…eu acho pouco…
Uma outra possibilidade é a ineficiência da bomba…ainda não tenho dados para concluir…alguém pode dar uma opinião?
09/09/2014 às 17:17 #30018AnônimoPessoal, o meu amigo levou o carro na retífica e eles confirmaram um tuchinho com folga…disseram a ele que é mínimo, mas se ele quiser trocar um ou os quatro, é só levar lá que eles trocam. Interagi com o Diego, da Diego Velocímetros lá de Canoas…ele me retornou os torques: 9Nm+90° para a do vira e 2Nm+90° para a do comando.Também tirei a minha dúvida quanto a pressão do óleo.
Depois que ele me respondeu é que vi um de seus vídeos com o mesmo motor, mas do ano de 97…a diferença fundamental que vi foi a bomba de óleo, que no vídeo é ainda de corrente…
[youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=mV7l4k8llGU [/youtube]O Diego é um bom reparador, bem técnico e didático…recomendo os seus vídeos…e tem um montão de Gol lá…
Bom, faltam agora besteirinhas tipo troca do óleo de freio (eu mesmo farei) e vistoria com eventual troca de calços do motor e alinhamento/cambagem/caster, pois os dianteiros estão com desgaste um pouco irregular (essa parte ele fará em local especializado).
E com isso fecho realmente minha participação aqui no fórum.
Bração,
Bange
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