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Mangueira do Radiador espirrando água. Isto é normal?

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  • Este tópico contém 20 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 7 meses atrás por Anônimo.
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  • #30014
    Anônimo

      Pessoal, voltei!

      Eu havia comentado com meu amigo a fazer uma descarbonização e na ocasião ele não esboçou nenhuma reação, mas agora depois do carro pronto 😈 😈 ele decidiu fazer…

      Vou desmontar tudo pra tirar o cabeçote e mandar numa retífica pra conferir folgas, assentamento de válvulas, etc… já obtive a sequência de aperto e o torque para o cabeçote, mas ainda não encontrei nada para os parafusos do eixo de comando …alguém pode me ajudar nesse assunto?

      #30015
      Anônimo

        Help!

        Ainda não consegui os valores de torque para os parafusos das polias do comando e do vira…amanhã tenho que fechar tudo!

        O cabeçote teve que sofrer uns enchimentos de solda ao redor dos cilindros, pois estava tão carcomido pela falta de uso do aditivo que poderia comprometer o assentamento da junta…não tenho a foto das soldas, mas sinalizo onde foram na foto abaixo.

        [img]http://s12.postimg.org/hvtaor4xl/Pontos_para_preencher_cm_solda.jpg[/img]

        Reparem que faltava bem pouco para um problema de vazar a compressão para o sistema do arrefecimento, mas a minha suspeita de estar muuuito carbonizado não se concretizou…

        Já que estava aberto, vamos ver a bomba d’água…terrível…milagre não estar vazando…comparem com a nova.

        [img]http://s16.postimg.org/428t2q9b5/CAM00524.jpg[/img]

        Já que tá aberto, vamos trocar ao retentor da bomba de óleo…maldição! Como tirar o parafusão da polia da dentada do vira??? Uns disseram pra travar nos dentes do volante, outros pra dar umas marretadas na cabeça dele e outros ainda para engrenar a ré e dar uma pancada seca na chave… :impressionado:

        Bom, eu acabei fazendo uma ferramenta….

        [img]http://s17.postimg.org/en1zpscl7/CAM00525.jpg[/img]

        #30016
        Anônimo

          ..rs!….apertei o botão errado..

          [img]http://s16.postimg.org/gvkt241pd/CAM00526.jpg[/img]

          [img]http://s30.postimg.org/xhez736jh/CAM00527.jpg[/img]

          Retirei o cárter e o óleo parecia 90 de tão grosso…pretinho também…o pescador sem tela… mas impressionantemente não achei nenhum pedaço de silicone, estopa, etc…se tinha, a bomba moeu tudo…agora o que tinha de meleca de óleo nas paredes internas do bloco, saída para o anti-chama e mancais fixos, deu um trabalhão pra tirar…e não ficou bom…mas foi o possível…

          Acho que com o óleo recomendado (10W40 SN – site da VW), trocando o filtro a cada 1000Km, deve normalizar até a próxima troca com 5.000km.

          Mas voltando ao assunto, preciso dos torques das polias do comando e do vira…

          #30017
          Anônimo

            Bom, como não obtive os torques exatos das polias, coloquei 5K em cada uma…

            Esqueci das fotos do “antes” e “depois”…

            O cabeçote:

            [img]http://s23.postimg.org/agtwvfczb/CAM00529.jpg[/img]

            [img]http://s8.postimg.org/svqcv5lox/CAM00521.jpg[/img]

            O bloco:

            https://www.youtube.com/watch?v=f1JxU9DZrx0

            O motor ficaria muito bom, não fosse por um tuchinho que continuou batendo mesmo após seu carregamento…falei com o cara da retífica, pois como os parafusos vieram lacrados, não posso mexer…ele pediu pra levar o carro lá e meu amigo só poderá fazer isto amanhã…

            Uma coisa que notei quando estava limpando o cárter/bloco por baixo, foi uma razoável folga axial nos mancais da biela, o que pode estar causando uma baixa pressão do óleo na parte de cima, pois quando liguei o carro a pressão estava em 4Bar e foi caindo a medida que o motor esquentava, estabilizando em 1Bar em ML. Quando acelera sobe para no máximo 3Bar…eu acho pouco…

            Uma outra possibilidade é a ineficiência da bomba…ainda não tenho dados para concluir…alguém pode dar uma opinião?

            #30018
            Anônimo

              Pessoal, o meu amigo levou o carro na retífica e eles confirmaram um tuchinho com folga…disseram a ele que é mínimo, mas se ele quiser trocar um ou os quatro, é só levar lá que eles trocam.

              Interagi com o Diego, da Diego Velocímetros lá de Canoas…ele me retornou os torques: 9Nm+90° para a do vira e 2Nm+90° para a do comando.Também tirei a minha dúvida quanto a pressão do óleo.

              Depois que ele me respondeu é que vi um de seus vídeos com o mesmo motor, mas do ano de 97…a diferença fundamental que vi foi a bomba de óleo, que no vídeo é ainda de corrente…

              [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=mV7l4k8llGU[/youtube]

              O Diego é um bom reparador, bem técnico e didático…recomendo os seus vídeos…e tem um montão de Gol lá…

              Bom, faltam agora besteirinhas tipo troca do óleo de freio (eu mesmo farei) e vistoria com eventual troca de calços do motor e alinhamento/cambagem/caster, pois os dianteiros estão com desgaste um pouco irregular (essa parte ele fará em local especializado).

              E com isso fecho realmente minha participação aqui no fórum.

              Bração,

              Bange

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