Clube do Gol › Fóruns › Clube do Gol Quadrado › G1 – Mecânica e Manutenção › trasformei meu gol quadrado 1.8 ap de gasolina pra alcool..
- Este tópico contém 36 respostas, 22 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 10 meses atrás por Anônimo.
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03/10/2008 às 20:00 #10084719AnônimoGalera, quando comprei o meu carro, ele parecia uma chaminé ambulante, de tanta fumaça que fazia, estava fundidão, comprei já sabendo e já mandei fazer o motor, o motor é um 1.6 ap original a gasolina, e já que iria arrumar tudo, já mandei fazer a alcool, comprei os pistões a alcool e tal, beleza, fiquei com o motor a alcool, depois levei a outro mecânico pra passar o carburador a alcool pra mim, visto que o meu é um TLDZ a gasolina, como sou leigo no assunto nem sei o que o cara fez, sei que o carro pega normalmente e isso já se faz 8 meses e o meu carro tá normal, não engasga, funciona perfeitamente chega a fazer 10,5 quilômetros por litro na estrada andando a exatos 100 kmh! Se eu andar a 120, 130, 140 a consumo chega a ser de 6,8 a 7,5, acho isso normal.
O TLDZ de início estava com apenas 1 estágio funcionando, depois coloquei o que faltava pra funcionar o 2º estágio, não sei por qual motivo o antigo dono tirou o segundo estágio, depois que mandei fazer a transformação dele pra alcool eu ainda andei um bom tempo com apenas 1 estágio, mesmo assim o carro funcionava perfeitamente, só era meio frouxo, depois de instalado o 2º estágio ele melhorou muito, a performance e o consumo ficou no citado acima.
Obs: Meu carro é uma Parati, que pesa mais que o Gol.
31/10/2008 às 14:44 #10084725Anônimofernando_totoli escreveu:Galera, minha experiência foi diferente.Meu motor é AP 1.6 1994. Originalmente era a gasolina. Fazia 11 Km/l na pista (andando entre 110 e 120 Km/h).
Primeiro, comprei um 2E a álcool + um jogo de velas + partida a frio e montei no carro. Sinceramente não vi grande diferença no funcionamento. O carro apenas perdeu um pouco de força (nada exorbitante). A média? 9 Km/l andando na mesma velocidade.
Aí pensei: se trocar os pistões vou ficar com um motor original a álcool. E foi o que fiz: abri o motor (nem precisou tirar o bloco, abre-se pelo cárter) e troquei os pistões + os anéis + as bronzinas). Meu distribuidor marca os mesmos 9º tanto para gasolina quanto para álcool, mas mesmo assim dei uma adiantadinha no ponto (12º).
O que aconteceu? O carro manteve a mesma média de consumo de antes (9 Km/l) e dessa vez ficou muito esperto, “puxando” muito bem, exatamente como um 1.6 álcool original.
Agora, vamos as contas:
PREÇOS NA MINHA REGIÃO em 02/10/08:
Gasolina: R$ 2,45 – Álcool: R$ 1,10Suponha uma viagem de 100 km na rodovia:
– Andando na Gasolina (11 Km/l), eu iria gastar 9,09 litros, totalizando R$ 22,27)
– Andando no Álcool (9 Km/l), eu gasto 11,11 litros, totalizando R$ 12,21)CONCLUSÃO:
Economia de R$ 10,06 a cada 100 Km! Eu que ando 500 km por semana, economizo por mês em torno de R$ 225,00!! Acho que é um valor considerável.Já recuperei todo o dinheiro que investi na troca (ficou em torno de R$ 600,00 tudo).
Claro que cada caso é um caso. Antes de você partir para uma transformação do motor, é necessário avaliar muitas coisas: diferença de preço entre álcool e gasolina na sua região, quantidade de km que você anda por dia, se anda mais na cidade que na pista, etc, etc, etc.
Bom, essa é a minha opinião!
Um abraço!
o meu queria q fizesse isso….o meu eu fiz td q vc falou…troquei pistoes e tudu…só o ponto q esta original do motor a alcool….q nao lembro qual eh…mas a puxada ficou igual q antes e ele ta fazendo 5 no max… na cidade.o seu ta fazendo 9 km/l na cidade?
01/11/2008 às 05:27 #10084727Anônimosei lah…acho bem melhor alcool, cheiro eh melhor, nuan dah cheiro forte de gasola, mais barato, acho q as peças tipo escape dura mais…..fora q aqeles macaco do comercial nuan atacam carro a alcool..pra vcs terem ideia…..coloqei meu carro no alcool so pros macaco naun me atacarem04/06/2009 às 18:47 #10084729Anônimoola pessoal entao tenho um gol 94 1.8 gasolina
mais no dia 13/maio sem muito conhecimento resolvi passa alcooll carro meu carburador é um TLDE sem partida a frio e ainda tava nikelado kra tipo fico bom tudo achei bom pelo preço do alcooll custo e tudo, mais depois que li o comentarios ,risco e preços de passar a alcool e corozao desanimei ve se vcs concondao comigo to que meio perdido.
pensanso em voutar a ser gasolina acerta tudo certinho pq nao quero ter risco de estraga o tanke do carro ou motor e coloca uma bobina MI e 49G
que ses achao ???05/06/2009 às 06:14 #10084731AnônimoAmigo o correto é trocar ao menos o carbura todo, ou seja, por um a àlcool que é niquelado e suporta mais a corrosão…Outra coisa importante á a taxa de compressão do motor no caso deve ter pistões próprios para rodar com alcool de cabeça reta…Se o seu pistão for de cabeça reta já é um bom sinal aí restaria somente medir a taxa de compressão do motor para saber se seria necessário dar um passe no cabeçote, isso para ficar tudo 100%… -
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