blza.. Bom o sistema de geometria variável ñ e novo.. Só e pouco conhecido.. Já dirigi um carro equipado com esse sistema.. Realmente da muita diferença do turbo convencional.. o carro fica forte, da hora q vc tira o pé da embreagem at o corte de giro..da uma olhada nesse forum. Ai explica como funciona o sistema! tem tbem esse artigo abaixo..
http://www.landmania.pt/forum/viewtopic.php?p=38465
O TGV surgiu para sanar exatamente a insatisfação com a falta de adequação da força empregada aos motores pelos turbocompressores, demasiados em alguns momentos, e insuficientes em outros. Isso porque, dentro da carcaça alem dos rotores, existem também palhetas móveis, que abrem e fecham tornando o espaço por onde o gás circula maior ou menor, dependendo da necessidade de força exigida pelo motor. Assim é como se o veículo contasse com várias turbinas. Essa é uma turbina adequada para todas as faixas de rotação do motor. Suas palhetas se movimentam criando ângulos que direcionam ou desviam os gases do rotor, aumentando ou diminuindo a pressão de acordo com as necessidades. Nas baixas rotações, as palhetas estão mais direcionadas para o rotor, que é quando o motor precisa de mais força. Já em altas rotações as palhetas se abrem, desviando os gases do rotor. O movimento das palhetas é comandado por um atuador que é acionado pela pressão do próprio turbo.