Clube do Gol › Fóruns › Notícias Automotivas › Comparativo de 1991: Parati GLS e Ipanema SL/E em uma disputa entre a esportividade da Volkswagen e o conforto da Chevrolet – AUTO ESPORTE
- Este tópico contém 0 resposta, 1 voz e foi atualizado pela última vez 4 anos, 9 meses atrás por ClubedoGol.
-
AutorPosts
-
01/03/2020 às 20:11 #1010575294
No confronto da Ipanema SL/E com a Parati GLS, duas peruas que concorrem na mesma faixa de mercado e detêm características muito semelhantes, o consumidor pode escolher entre um veículo de comportamento mais esportivo, o que identifica a Parati, ou se prefere mais conforto, que é o retrato da Ipanema.
As semelhanças de Ipanema e Parati, porém, vão além das suas próprias virtudes. As duas têm pelo menos um defeito em comum: somente são oferecidas em versões de duas portas. O que é contraditório para veículos indicados para famílias, à medida que sua versatilidade ainda não está explorada ao máximo, como já acontece com a Elba e a Quantum.
Isso, porém, não afeta o segmento de peruas, que é um dos mais apreciados pelo consumidor brasileiro. Elas podem ser utilizadas como carros normais e, quando necessário, oferecem grande espaço para a bagagem. No caso desse comparativo, a Parati é um dos veículos mais valorizados de nosso mercado e de popularidade consagrada, enquanto a Ipanema é mais nova.
A Ipanema, sem dúvida, possui linhas modernas, que acompanham a tendência mundial. Mas, no conjunto, a Parati agrada mais, graças à ligeira reestilização da linha 91. O maior destaque visual está na parte traseira, muito reta na Ipanema – o que prejudica o conjunto – e inclinada na Parati – o que lhe garante aspecto mais jovem e esportivo.
Internamente a vantagem favorece levemente a perua produzida pela General Motors, que dispõe de regulagem de altura para o volante e forração pré-moldada para o teto. Em função de seu projeto mais moderno, e da posição transversal do motor, o espaço disponível para as pessoas é maior, favorecendo o conforto. Nas duas peruas o banco traseiro pode ser rebatido meio a meio, o que faz crescer as possibilidades de variações para o transporte de carga/número de passageiros.
Também nesse item a vantagem é da Ipanema, inclusive em relação ao volume de carga quando os bancos estão em posição normal. De acordo com a General Motors, pode transportar 791 litros até o teto, contra 780 da Parati por causa do estepe colocado na posição vertical.
No caso da perua da Volkswagen, e especificamente da versão GLS, para ocupar totalmente o espaço destinado à bagagem é necessário retirar a cobertura do porta-malas. Além disso as abas laterais que a sustentam também roubam um pouco da sua capacidade de 780 litros – que cai para 530 litros com a cobertura instalada. Mas, quando o banco traseiro está todo rebaixado, a vantagem é da Parati: 1.540 litros contra 1.520.
Se a Parati GLS dispõe da cobertura de porta-malas, que é muito útil para não deixar objetos à vista, a Ipanema SL/E oferece um equipamento muito útil quando trafega com carga: a regulagem da altura da suspensão traseira. A operação é muito simples, por meio do enchimento de ar comprimido num bico igual ao dos pneus, que fica no próprio compartimento de bagagem.
Assim, mesmo com carga máxima, a Ipanema mantém sua altura normal, melhorando a dirigibilidade e, principalmente, diminuindo os riscos de se bater com a parte inferior traseira em buracos ou valetas.
Mecanicamente as duas peruas são muito parecidas. Têm motor de 1.800 cm3, câmbio de cinco marchas, o mesmo tipo de suspensão e algumas diferenças. É o caso da possibilidade de colocação da direção servo-assistida na Ipanema, um equipamento que a torna particularmente mais confortável de dirigir, principalmente em manobras.
Já na Parati esse equipamento não é disponível: apesar de seu peso total menor, tem direção muito pesada com o carro parado.
Mas o melhor desempenho pertence à Parati. Mais leve, com uma relação de marchas mais curta e seu motor AP 1 800S, ela foi superior à Ipanema em todas as situações, como aceleração, retomadas e velocidade máxima (confira os resultados), o que a torna bem mais agradável de dirigir. Além de eventualmente oferecer mais segurança nas ultrapassagens.
Superior em desempenho, a Parati mostrou-se igualmente à frente da Ipanema no que diz respeito ao consumo.Em cidade, no percurso-padrão adotado por Autoesporte, a Parati chegou a fazer 10,26 km/l de gasolina contra 9,06 km/l da Ipanema. A vantagem, não compensada pelo melhor perfil aerodinâmico da Ipanema, foi repetida no circuito-padrão de estrada, percorrido em velocidades que variam dos 80 aos 100 km/h reais, as máximas permitidas por lei.
Ali a perua da Volkswagen fez 14,31 km/l contra 13,90 km/l da Ipanema. A explicação para esses resultados está no peso total de cada um dos veículos, menor na Parati, e nas suas relações de câmbio e diferencial mais curtas, que exigem menor número de trocas de marchas principalmente na cidade.
É no conforto e na dirigibilidade que a Ipanema soma pontos preciosos. A correlação maciez de suspensão/estabilidade é melhor, mesmo quando prioriza abertamente o conforto. A Parati tem suspensão mais rígida, que, se pode desagradar a alguns consumidores, na verdade acaba transmitindo maior segurança a quem dirige.
Em curvas, o comportamento de Ipanema SL/E e Parati GLS é equivalente. As duas peruas mostram reações bastante semelhantes, quase neutras, como convém a veículos de utilização basicamente familiar. Nas duas, a tendência de escapar um pouco de traseira – situação que requer do motorista certa habilidade para a correção – somente ocorre quando estão na configuração de carga total e dirigidas no seu limite de aderência.
Com tantas virtudes, Ipanema e Parati tornam-se a opção do consumidor quase que em função do seu gosto pessoal. Ou, então, pela oferta, por parte do fabricante, de itens opcionais – e nesse caso a General Motors pode desequilibrar o comparativo a favor da Ipanema, que dispõe de direção hidráulica, volante e suspensão reguláveis.
RESULTADOS
Ipanema – Parati
Consumo
Cidade: 9,05 km/l – 10,26 km/l
Estrada: 13,90 km/l –14,31 km/lAceleração
0 – 80 km/h – 8,09 s – 7,66 s
0 – 100 km/h – 12,39 s – 11,29 s
0 – 120 km/h –17,89 s – 16,23 s
0 – 400 m –18,55 s – 18,06 s
0 – 1000 m – 34,51 s – 33,53 sRetomada de velocidade
3ª. marcha
40 – 80 km/h – 8,03 s – 6,55 s
4ª. marcha
40 – 80 km/h – 13,75 s – 9,52 s
60 – 100 km/h – 13,06 s – 9,01 s
80 – 120 km/h – 14,10 s 10,37 s
5ª. marcha
60 – 100 km/h – 19,18 s – 11,72 s
80 – 120 km/h – 21,71 s – 13,14 sVelocidade máxima
Média de 4 passagens – 168,700 km/h – 171,400 km/h
Melhor passagem – 170,500 km/h –172,400 km/hEspaços de frenagem
60 km/h – 16,90 m – 16,85 m
80 km/h – 29,85 m – 33,10 m
100 km/h – 48,75 m – 49,85 m -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.